Portanto seres pensantes questionam e muito! Como os nossos irmãos de Beréia. Seria isso apavorante? Não, nem um pouco. Penso...logo existo! Para Descartes pensar é sinal de existência, no evangelho de hoje, quem pensa não consegue subsistir. "Penso, logo existo" (Descartes) "Não pense, faça o que eu digo" (Alto Clero Evangélico)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Teologias e Denominações

Existia um grupo de amigos que pensavam e discutiam suas relações com Deus. Quando eram jovens suas conversas eram muito produtivas, já que cada um ainda estava descobrindo como ser amigo de Deus.
Com o tempo, eles começaram a se desentender, pois cada um tinha uma visão diferente de como Deus agia com cada ser humano. Eles foram atrás de pessoas, e cada amigo conseguiu um grupo de pessoas que concordavam e seguiam com suas visões.
Para evitar discórdias, eles tomaram uma decisão, cada amigo ia descrever como era a relação de Deus e faria uma bandeira com sua visão de Deus, assim eles poderiam pudessem conversar sem entrar na ideia de Deus do outro.
Com o tempo, eles se falavam cada vez menos, porque a ideia de Deus de um ia aos poucos excluindo os assuntos do outro. Além disso suas bandeiras eram muito grandes e não entravam todas ao mesmo tempo em lugar nenhum.
Um dia, quando os amigos eram velhos, chegou um homem a cada amigo e marcou com eles numa praça deserta. Os amigos, que não se viam há muito tempo, ainda se reconheciam. O homem que marcou eles chegou atrasado, mas, quando chegou, ficou no meio deles, observando eles se olhando. Cada amigo carregava um olhar de saudade dos bons tempos em que eles passavam horas conversando e dividindo aquilo que tinham feito e descoberto.
O homem foi em direção a um dos amigos e deu um abraço nele. O amigo largou sua bandeira e devolveu o abraço. O homem fez isso com cada amigo e cada amigo largou sua bandeira.
Quando o homem terminou de abraçar o último amigo, todos os amigos se encontraram num abraço e ficaram ali por alguns minutos. Depois foram para um café e conversaram como quando eram jovens.
Depois daquele dia, os amigos nunca mais tocaram nas suas bandeiras e decidiram que estar juntos era muito mais importante do que carregar suas enormes e pesadas bandeiras.
 
Para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste...eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim. (João 17:21e 23)

Nenhum comentário: