Portanto seres pensantes questionam e muito! Como os nossos irmãos de Beréia. Seria isso apavorante? Não, nem um pouco. Penso...logo existo! Para Descartes pensar é sinal de existência, no evangelho de hoje, quem pensa não consegue subsistir. "Penso, logo existo" (Descartes) "Não pense, faça o que eu digo" (Alto Clero Evangélico)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Do improvável Deus faz o seu agir


Às vezes achamos que Deus age por meios normais, Ele pode até agir, só que na maioria das vezes Ele não age assim.
E pensamos, isso não esta certo, este caminho era mais rápido, porque Deus me fez caminhar tanto? Ele não esta vendo que eu assim sofro mais? E começamos a dizer: Porque? Porque? Porque?
Leia Is 55:8-11 (8) Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR.  (9) Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.  (10) Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,  (11) assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei.

O que você me diz sobre a muralha de Jerico que Deus mandou o povo dar voltas e sacerdotes tocar trombetas e o povo gritar e com isso a muralha caiu, simplesmente Deus podia derrubá-la, mas agiu     no improvável, ou que me diz do mar vermelho que se abriu e o povo passou e se salvou dos egípcios. Daniel na cova dos Leões, os homens na fornalha de fogo, Jesus quando ressuscitou Lazaro, a mulher do fluxo de sangue que tocou na roupa de Jesus e tem muito mais exemplos, mas vou para por aqui. Deus podia agir de forma normal em cada situação desta, mas sempre no improvável veio o agir de Deus.

A conquista da cidade de Jericó, feita pelo povo de Israel conduzido por Josué, aparece narrada no cap. 6 do livro de Josué e situa-se cerca de 1200 a.C. , quando os israelitas chegaram à Palestina, a Terra Prometida.
A primeira cidade inimiga que encontraram foi Jericó, um centro importante e rico (Js 6,24), rodeado por muralhas altas e poderosas (6,5). No seu interior habitavam os cananeus, com um rei, serviços secretos de inteligência (Js 2,2) e um valoroso exército. Os israelitas, pelo contrário, eram apenas um bando desorganizado de tribos e clãs que vinham fugir da escravidão do Egito. Como é que poderiam conquistar todo o país, se a primeira cidade já parecia inconquistável?
Nesse momento Deus falou a Josué e explicou-lhe a estratégia que deviam utilizar para vencer e destruir Jericó, exterminando todos os habitantes da cidade. Era um ritual estranho: durante 7 dias, marchariam em círculo à volta da cidade, com a Arca da Aliança; os sacerdotes iriam tocando as trombetas, enquanto o resto do povo acompanharia com um solene silêncio; dariam uma volta cada dia e voltariam para o acampamento, até o dia que as trombetas tocaria e o povo gritaria e as muralhas cairiam (Js 6,15-20). Para pensamentos humanos algo improvável, mais é assim que Deus age.

E porque Deus agiu no improvável?


  1. Para nos amadurecer
Temos de deixar de ser criança, pararmos de achar que o mundo gira só ao nosso redor, fico pensando no povo de Israel diante da muralha os sacerdotes com as trombetas nas mãos e dando voltas, esperando o momento da ordem para o povo gritar, nós podemos pensar hoje: derruba logo, pra que isso? Mas em cada volta que eles estavam dando Deus estava amadurecendo aquele povo, estavam a cada volta mais confiantes e determinados para conquistar e tomar posse da promessa.

  1. Para gerar em nós perseverança e fé
Deus esta ensinando aquele povo aprender a ter perseverança e fé diante daquela adversidade que se levantou no caminho deles para conquistar a terra prometida.
Hb 10:37-39 (37) Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e
não tardará.  (38) Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem
prazer nele.  (39) Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição,
mas daqueles que crêem para a conservação da alma.

  1. Para nos adestrar na obediência
Vejo que Deus espera de nós um agir diante de suas ordens, Ele disse: dê voltas e os sacerdotes toquem as trombetas, no momento que eu falar o povo vai gritar.
Deus com certeza já nos mostrou a sua vontade para todos nós só achamos que não é Ele, porque não é como penso, foge dos meios normais e dizemos: isso é muito improvável! Mas é assim que Deus nos adestra na obediência.

  1. Para nos levar além
Não podemos ficar parados diante das adversidades temos que continuar e enfrentar, pois a um reino para ser estabelecido e como filhos de Deus não podemos recuar. Diante das adversidades e perdas que temos nesta caminhada, o nosso Deus esta nos fortalecendo e dizendo: vocês vão além!

  1. Para nos levar para sua intimidade
Deus criou o homem para ser intimo dele, só que o homem escolheu ser intimo da serpente e com isso se afastou de Deus, mas Jesus veio como homem para nos reconciliar com Deus e restaurar a intimidade que foi perdida, o véu se rasgou de cima para baixo e isto significa que Deus abriu um novo e vivo caminho para sermos íntimos Dele de novo. Muitas vezes Ele usa as adversidades para nos levar para sua intimidade novamente.

  1. Para valorizarmos as conquistas
Aquele povo que recebeu uma promessa de conquistar uma terra que mana leite e mel, andaram no deserto por 40 anos, uma geração morreu no deserto, pois não valorizou o que Deus fez no Egito libertando da escravidão e murmuraram, fizeram um bezerro de ouro e o adoraram desvalorizando a Deus, murmuraram novamente por muitas vezes. E diante da muralha esta uma nova geração, porque a outra morreu no deserto e até mesmo Moises só pode ver a terra mas não pode entrar, pois num momento de ira desvalorizou e feriu a Deus.
Deus esta no controle mesmo que não pareça por causa das adversidades e perdas, mas isso tudo esta acontecendo porque Ele esta nos ensinando também a valorizarmos as nossas conquistas quando elas começarem a chegar.
Sabe como valorizamos as nossas conquistas? Dando toda a gloria para Deus, o nosso Papai, no tempo de adversidade e no tempo de conquista.

  1. Do improvável Deus faz o seu agir
Para que o homem entenda que Ele é o Senhor, e que nada e impossível para Ele e que o agir dele no improvável nos leva a viver lado a lado com Ele nas regiões celestiais.

Esta palavra Deus me deu no momento em que estou passando por uma grande perda em minha vida e por uma adversidade que parece que não tem fim, mas contudo  sei que
Deus esta me ensinando algo e que Ele esta nos mostrando o caminho que temos
que seguir e que no final vou estar mais maduro para valorizar as conquistas que
estão para chegar, dando a Deus toda adoração,louvor e honra para todo sempre,
amém!
Dudão & Li, Filhos de Deus.
Rm 8:28 (28) E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam
a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.


Nenhum comentário: