Portanto seres pensantes questionam e muito! Como os nossos irmãos de Beréia. Seria isso apavorante? Não, nem um pouco. Penso...logo existo! Para Descartes pensar é sinal de existência, no evangelho de hoje, quem pensa não consegue subsistir. "Penso, logo existo" (Descartes) "Não pense, faça o que eu digo" (Alto Clero Evangélico)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A Jesus toda Glória


Para que nenhum mortal de vanglorie diante dEle (Deus)

Fiz grandes realizações... e daí ?
A resposta que eu dava quando perguntava a mim mesmo acerca das marcas desta vida era a de que não queria passar sem ter sido um instrumento muito útil ao Senhor.Marcar a minha geração. Sempre dizia que não queria passar por esta vida sem fazer história como um ninguém. Ouvi muitas pregações nessa direção. Que arrogância ! Como fui tolo pensando assim. Preciso me lembra diariamente que a história é feita por Deus e não por homens. A verdadeira história contada não é a escrita na terra por historiadores, mas a que está sendo registrada no livro da vida do Cordeiro.
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo (Ap. 13.8)
Quero ser instrumento de grandes realizações. Será que Deus precisa disso ? Estive pensando acerca e meditando – Deus não precisa do que podemos fazer. Deus pode fazer tudo sem ao menos nos usar. Para que me orgulhar tanto das realizações que posso fazer para Deus ? Se eu estou de pé hoje é porque ele me sustenta. O salmista disse:
Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou(Sl 3:5)
A nossa existência é 100% dependente do Senhor. Parece que em alguns momentos nos esquecemos que somos meras criaturas e queremos ousar, como fez o ex-lucifer, tentando assumir o lugar de Deus. Temos na nova era uma parceira nessa área. Que petulância essa nossa, não !? Quem é o homem mortal para que Deus se lembre dele? Sl 8. Jamais esqueçamos de que toda carne(cada um de nós, eu e você) é como a erva. Veja I Pedro 1.24
Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor...
Além desse texto temos aquele outro em Tiago 4:14 que nos compara a um vapor que aparece e desvanece
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Diante de tudo isso para que nos estribarmos em nós mesmos ? Temos o Salmo 37 que nos conduz para o Senhor e nos ensina a não confiarmos em nós mesmos.
Ainda, notemos que Jesus foi usado em obras por Deus apenas 3 anos.A consciência dele era que as obras dele eram obras do Pai. Filipenses 2 nos diz que ele foi obediente , ao Pai, até a morte e morte de cruz. Em João 5 o Senhor da glória declara: Em verdade, em verdade vos digo que o filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, ele só pode fazer o que vê o Pai fazendo, porque tudo o que o Pai faz, o Filho o faz igualmente(v.19). É exatamente essa consciência de Jesus que precisamos ter. Necessitamos diariamente desta MENTE e/ou MENTALIDADE de Jesus. A vida dele na terra foi marcada por total dependência e obediência. Será que a nossa vida poderia ser diferente ? É claro que não. Não podemos nem imaginar isso. Mas, o que nos leva para um caminho oposto ? Somente uma coisa. A SOBERBA do ex-lucifer que foi semeada na terra e transferidas a todos nós a partir do primeiro Adão. Aquela palavra dada a Eva entrou cheia de encantamento: Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, os vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal (Gn 3.5). É esse fascínio que tem sido borrifado/destilado diariamente sobre nós a partir do império das trevas. Não podemos continuar contaminados por essa mentalidade luciferiana. Ela precisa morrer em nós. Precisamos diariamente ser levados para aquela experiência de Israel quando o profeta Elias derrotou os profetas de Baal.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus! ( I Reis 18:39 )
Tudo aqui na terra é vaidade
Moises foi sendo preparado 80 anos para ser usado durante um terço da sua vida, 40 anos. Alguns poderão realizar uma obra para Deus em apenas alguns meses, dias ou até mesmo horas. Salomão denominou todas as nossas realizações de vaidade
Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito. (Eclesiastes 1:14)
Isso mesmo! Quando somos muito hábeis, cheios de dons, talentos e capacidades quer sejam naturais ou dons espirituais. Tudo é vaidade. Não podemos nos gloriar nas obras que realizamos ou que Deus realiza por nosso intermédio. Jesus disse para nos considerarmos sempre servos inúteis
Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer( Lucas 17:10 ).
Precisamos saber e entender que Deus nos usa apesar de nós. Leia o texto abaixo:
I Cor 1:26-29
26 Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
29 Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
Quando olhamos para o profeta João, o batizador, o ouvimos dizer : É necessário que ele cresça e eu diminua ( João 3:30).
Que controle nós temos das situações !? Que controle temos do tempo !? Será que podemos controlar a natureza ? Podemos dizer não à enfermidade e ela, num passo de mágica, desaparecer ? É claro que não.Somente Deus pode fazer tudo isso. Nos sentimos muito humilhados diante dEle por sermos tão insignificantes e sem poder. Então saímos em busca das nossa glória. Queremos achá-la em algum lugar. Queremos nos gloriar. Quando, por graça,a encontramos descobrimos que ela está novamente em Deus. Aquele que se gloria glorie-se no Senhor ( I Cor. 1:31). Tudo é dele, por ele e para ele . Gloria pois a ele ( Rm 11:36). Somente temos uma saída. A humildade. Jesus disse que o melhor aprendizado que poderíamos ter NELE era aprender dele(de mim) que é MANSO e HUMILDE de coração(Mt 11.29).
“Senhor,tudo isso é URGENTE, restaura a Tua humildade dentro do meu coração ! Como posso viver confiando em mim mesmo, em minhas capacidades e atributos. Como posso existir me sentindo o tal com tanta arrogância diante do todo-poderoso. Remova de mim a autoconfiança, autodependência , e gera em mim a consciência espiritual de “servo inútil”.”

Pr Rubemar Silva de Jesus

Nenhum comentário: