Estamos ouvindo os verdadeiros profetas ou os Falsos?
“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo. Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. Eles vêm do mundo. Por isso o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve. Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.” (1 João 4:1-6)
1. Todos os tipos de pessoas afirmam ter uma "palavra" do Senhor.
A. João sabia que os falsos profetas estavam em movimento no início da igreja.
B. Antoinette Franks - A policial que assassinou uma família.
C. Há um grande perigo para os crentes ingênuos.
D. Deus nos chama a diligência em nossa busca de sua verdade.
2. A Palavra julga todas as outras palavras.
A. João escreveu que Jesus é o padrão da verdade.
B. A melhor maneira de mostrar que um pau é torto não é discutir sobre ele ou passar o tempo denunciando-o, mas, colocar um pau reto ao lado dele.
C. Reivindicações de um profeta sobre Jesus revelam o espírito por trás de suas palavras.
D. Podemos conhecer quem é Jesus!
3. Nós não estamos sozinhos na luta para discernir a verdade.
A. João assegurou a seus leitores que eles não precisam ter medo desta luta.
B. O mundo fez o seu melhor para destruir Jesus - até mesmo ao ponto de matá-lo. Mas ele se levantou vitorioso, e prometeu estar com seu povo para sempre.
C. O povo de Deus não vai enfrentar derrota final nas mãos do Inimigo.
D. O poder do Espírito de Deus está aqui para nos guiar na busca da verdade.
4. O espírito de um profeta pode ser revelado por seu apelo.
A. João deu um contraste final entre o falso e o verdadeiro profeta, com base em sua apelação.
B. Palavras que apelam para o espírito deste mundo devem ser rejeitadas como falso.
C. Quando passamos a pensar sobre isso, que é uma verdade óbvia. Como pode um homem cujo lema é a concorrência começar a entender uma ética cujo lema é o serviço? Como pode um homem cujo objetivo é a exaltação de si mesmo e que defende que o mais fraco deve ir para a parede, começar a entender um ensino cujo princípio para a vida é o amor? Como pode um homem que acredita que este é o único mundo e que, portanto, as coisas materiais são as únicas que interessam, começar a compreender a vida vivida à luz da eternidade, onde as coisas invisíveis são os maiores valores?
D. Ao ouvirmos a Palavra de Deus, podemos encontrar a verdade para guiar nossas vidas.
Conclusão:
O falso profeta rouba a Graça de Deus, aprisiona seus seguidores. Ele quer devorá-los, escravizá-los pelos sinais, propostas de curas e bem estar terreno. Note, jamais um falso profeta se valerá do Sermão do Monte (Mt 5) e ensinará aos seus fieis as bem aventuranças; jamais pregará Cristo crucificado; jamais pregará que temos algo melhor na glória celestial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário