Portanto seres pensantes questionam e muito! Como os nossos irmãos de Beréia. Seria isso apavorante? Não, nem um pouco. Penso...logo existo! Para Descartes pensar é sinal de existência, no evangelho de hoje, quem pensa não consegue subsistir. "Penso, logo existo" (Descartes) "Não pense, faça o que eu digo" (Alto Clero Evangélico)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

RELEVANTE PARA O MUNDO OU TÃO RELEVANTE COMO O MUNDO?


O que esperar da igreja brasileira neste próximo ano? Uma igreja com uma pregação relevante para o mundo, ou uma igreja tão relevante para os homens como o mundo?
Não faltam pregações, músicas e “profecias” anunciando um evangelho que seja relevante para uma sociedade depravada, perdida e em profundas trevas. Mas o que é ser relevante? O que a igreja tem feito e entendido como atuação importante e vital para o homem em nosso contexto?
Em 2011, enriqueci bastante minha videoteca pessoal de vídeos esquizofrênicos gravados no interior de algum templo pseudo-cristão, assisti a verdadeiras orgiais “espirituais” como: um batismo realizado num toboágua, luta de MMA na nave do templo, garotos jogando Playstation no lugar onde deveria estar o púlpito da igreja, um site com as evangélicas mais “gostosas” etc. Em última análise, é isso o que a igreja brasileira (pelo menos grande parte dela) tem considerado relevante para o homem.
Se há alguns anos atrás muitas igrejas tinham dificuldade em manter seus jovens dentro do templo, pregando uma vida asséptica que não condizia nem com a realidade local nem com a realidade bíblica, hoje, “manter” uma boa parcela de jovens utilizando as dependências do templo tornou-se relativamente e momentaneamente fácil… o custo é alto, mas parece ser eficaz… se o que você quiser for apenas mantê-los utilizando as dependências do templo por um tempo. Para manter pessoas mundanas dentro da igreja, basta adotar a agenda do mundo.
E meus irmãos… como prospera esse mercado!
O problema obviamente é o custo disso. Comparado ao estrago feito na vida de milhares de adolescentes e jovens que frequentam igrejas dirigidas por pastores comprometidos com a carne e não com o Espírito, é realmente barato o valor gasto com aluguel de ringues para lutas ou de parques aquáticos. É muito barato um DJ e a locação de um sítio para uma “rave gospel”, se levarmos em conta que jovens e adolescentes sem formação e informação bíblica, mas profundamente mergulhados na cultura mundana inserida na igreja, após um pequeno e curto período de tempo dentro dos templos, são substituídos por outros iguais a eles, em um círculo infâme que se repete constantemente. Pois faltam olhos para uma liderança preocupada tão somente com o agora. Mentes tão dominadas pela cultura secular que vivem exatamente como o mundo, excetuando por uma Bíblia teen multicores nas mãos ou forma de uma bolsa cor-de-rosa (um tipo de Biblia-bag Barbie Teen).
Pastores culpam a TV por que meninas de 16 anos de sua igreja estão grávidas de rapazes, não “ímpios”, mas batizados, pregadores e quem sabe até pertencentes a algum ministério de street dance da igreja. Líderes de jovens um tanto perplexos porque a influência dos colegas da escola levam seus discipulados as drogas… Ora, não percebem estes cães cegos que eles são os culpados? Não percebem que ao tornar a igreja tão irrelevante, parecida e palatável quanto o mundo pode ser, deixaram de ser o agente ativo para tornarem-se meros espectadores da revolução que o mundo tem proporcionado dentro da igreja?
Onde estarão os ministros de louvor a criticarem os valores demoníacos pregados pela Globo em suas novelas quando todos eles assinaram contratos com a mesma? O que pregarão os pastores, outrora defensores de uma vida de santificação, quando suas igrejas são pátios do inferno e suas ovelhas sentem verdadeira repulsa a termos como doutrina, santidade e pureza? Onde estarão aqueles que pregavam uma vida de assepsia impossível e hoje estão entregues a toda sorte de imundícia oferecida pelo mundo?
Estes esperam mais um ano de prosperidade, de crescimento, de lama e podridão até que nem mesmo dor sintam em seus ossos… minha espectativa e esperança para 2012 é bem acanhada, um tanto utópica reconheço… Eu realmente espero que as trevas avancem “percentuamente” menos que em 2011. Eu realmente oro para que alguns cegos tornem a ver e uns surdos tornem a ouvir, e se necessário, que muitos mercenários pereçam antes de promover destruição em outras vidas.
Por Daniel Clós César

Nenhum comentário: