Portanto seres pensantes questionam e muito! Como os nossos irmãos de Beréia. Seria isso apavorante? Não, nem um pouco. Penso...logo existo! Para Descartes pensar é sinal de existência, no evangelho de hoje, quem pensa não consegue subsistir. "Penso, logo existo" (Descartes) "Não pense, faça o que eu digo" (Alto Clero Evangélico)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Onu quer moeda global

O dólar deve ser substituído por uma moeda global, as Nações Unidas, disse, propondo a maior reforma do sistema monetário do mundo desde a Segunda Guerra Mundial.

Dólar amassado - ONU quer moeda global para substituir dólar
Um número de países, incluindo China e Rússia, têm sugerido substituir o dólar como moeda de reserva mundial.
Em um relatório , a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), disse que o sistema de moedas e as regras de , que liga a mundial não está funcionando corretamente, e foi o grande responsável pela crise financeira e económica.
Ele acrescentou que o sistema atual, em que o dólar atua como moeda de reserva mundial , Devem ser sujeitos a uma reconsideração por atacado.
Embora um número de países, incluindo China e Rússia, têm sugerido substituir o dólar como moeda de reserva mundial, o relatório da UNCTAD é a primeira vez que uma grande instituição multinacional tem posto tal sugestão.
Em essência, o relatório apela a um novo Bretton Woods, sistema de estilo de câmbio administrado, internacional, ou seja, os bancos centrais seria forçado a intervir e apoiar ou empurrar para baixo as suas moedas, dependendo de como o resto da mundial está se comportando.
As propostas também implicaria que as nações excedente como a China ea Alemanha devem estimular ainda mais suas economias, a fim de reduzir os seus desequilíbrios próprios, ao invés de, como no sistema atual, as nações déficit como o Reino Unido e dos EUA ter que levar a carga principal da reajuste.
 
"Substituição do dólar com uma moeda artificial resolveria alguns dos problemas relacionados com o potencial dos países déficits grandes e ajudaria a estabilidade", disse Detlef Kotte, um dos autores do relatório. "Mas você também vai precisar de um sistema de taxas de câmbio administradas. Os países devem manter as taxas de câmbio reais [ajustado pela inflação] estável. Bancos Central teria de intervir e, se não eles teriam que ser dito para fazê-lo por uma instituição multilateral como o Fundo Monetário Internacional ".
As propostas, incluídos no Comércio anual da UNCTAD e do Relatório de Desenvolvimento , a quantidade para as sugestões mais radicais para redesenhar o sistema monetário global.
Embora muitos economistas têm apontado que a crise econômica deve mais ao mau funcionamento do sistema pós-Bretton Woods, até nenhuma grande instituição, incluindo o G20 , surgiu com uma alternativa.

Nenhum comentário: