Portanto seres pensantes questionam e muito! Como os nossos irmãos de Beréia. Seria isso apavorante? Não, nem um pouco. Penso...logo existo! Para Descartes pensar é sinal de existência, no evangelho de hoje, quem pensa não consegue subsistir. "Penso, logo existo" (Descartes) "Não pense, faça o que eu digo" (Alto Clero Evangélico)

terça-feira, 22 de março de 2011

GIGANTES...



O desafio mais difícil da vida não é vencer o Golias que te afronta externamente, mas sim vencer os gigantes que desafiam a alma.
Quando observamos o episódio bíblico do pequeno Davi vencendo Golias, observamos fatos interessantes com relação ao(s) verdadeiro(s) gigante(s) a ser(em) vencidos. Vemos um exército de homens guerreiros aprisionados dentro de si mesmos; entenda o verdadeiro gigante a ser vencido não era realmente o guerreiro Golias, mas os gigantes internos que aprisionavam a alma daqueles homens. O medo, a fraqueza de caráter, a intimidação, o complexo de inferioridade, mas hoje podemos encontrar além desses, muitos outros gigantes que desafiam  a  alma, como a raiz de rejeição, a dor, conflitos interiores, crises existenciais, a depressão, a angústia, as feridas causadas por uma traição, o sentimento permanente de fracasso, a infelicidade de quem finge ser feliz, enfim, esses e muitos outros sentimentos que te levam a um estado de inércia, roubando seu poder de reação, paralisando você diante de tantas afrontas externas, nas mais diversas situações e relações do dia-a-dia.
O escritor Augusto Curi afirma algo muito interessante, em um dos seus livros: "Existiram escravos que foram libertados e homens livres que se tornaram escravos. Os que foram livres sendo escravos era livres interiormente! Os que se tornaram escravos sendo livres foram escravos no mundo dos seus pensamentos e no território das suas emoções!" ('Superando o cárcere da emoção' - Pág.13)
Aquele exército de homens diante das afrontas de Golias, eram homens escravizados em suas almas, no mundo das suas emoções. Homens sem coragem e ousadia, aprisionados pelo medo e pelo complexo de inferioridade. Homens sem forças para lutar, porque já haviam sido derrotados em suas almas. Homens sem atitudes ou reação, pois, já estavam "mortos" em suas emoções. Homens com a honra ferida, desonrados pelos xingamentos e a vergonha moral provocados pelo gigante Golias. Homens derrotados por um adversário que não precisou lutar contra eles. Um exército derrotado pelo medo e pela covardia. Prisioneiros uqe pensavam que eram livres, mas que eram dominados por gigantes da alma.
Talvez, seja essa sua situação, uma pessoa aparentemente livre, mas as aparências enganam, e você vive preso e infeliz, por causa de gigantes que te derrotam na alma. De repente, você tem graves problemas de desvio de caráter, e até consegue disfarçar isso muito bem, com máscaras e "encenações teatrais" para esconder bem quem você na verdade é. O medo da rejeição é teu carrasco e o carcereiro da sua alma.
Qual é o gigante que te afronta a alma e fere profundamente suas emoções?! Talvez, não seja apenas um gigantes, mas um exército de gigantes...
Seja qual for a sua situação há um meio de se vencer os gigantes da sua vida. Há uma esperança para sua vida. Há um jeito de vencer essa depressão que está te levando para o caminho da morte, há como vencer essa raiz de rejeição que está enterrrando você vivo matando suas emoções, há uma forma legal de sair do cárcere do medo que açoita cotidianamente sua alma... ainda há uma chance de você vencer os gigantes que desafiam e aprisionam sua alma. Davi venceu o gigante Golias, e nos ensinou o segredo dessa vitória.
"Davi disse ao gigante Golias: você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos exércitos (Deus), o Deus dos exércitos, a quem você desafiou com suas afrintas." (I Samuel 17:45)
O segredo é: Lute na força do Espírito Santo de Deus. Com O Espírito Santo a vitória é garantida. Onde o Espírito de Deus está não há prisão, cárcere, mas há verdadeira liberdade. O Espírito Santo é um Espírito de força, ousadia e intrepidez da parte de Deus. E o Espírito Santo te ajudará em todas as suas frauqezas (Romanos 8:28).
"Finalmente, fortaleçam-se no Senhor (através do Espírito Santo) e na força do seu poder. Rvesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contras as astutas ciladas (e gigantes) do diabo." (Efésios 6:10, 11 - entre parenteses meu!).
Andreé Veríssimo :: Vencendo gigantes!!!

Nenhum comentário: