Portanto seres pensantes questionam e muito! Como os nossos irmãos de Beréia. Seria isso apavorante? Não, nem um pouco. Penso...logo existo! Para Descartes pensar é sinal de existência, no evangelho de hoje, quem pensa não consegue subsistir. "Penso, logo existo" (Descartes) "Não pense, faça o que eu digo" (Alto Clero Evangélico)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Igreja caseira: o que é isso?

Introdução
Igreja caseira é o termo que informalmente vem sido utilizado para definir cristãos que ao invés de reunirem-se num templo, reúne-se regular ou espontaneamente nas suas próprias residências. As razões que conduzem esses grupos a optarem por suas próprias casas têm razões bíblicas, históricas e culturais. No contexto de que as relações oriundas da reunião caseira configuram o verdadeiro modelo ensinado por Cristo e utilizado pelos cristãos do primeiro século. Como em base das seguintes passagens:
Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa“.  Atos 20.20 (NVI)
Saúde também a igreja que se reúne na casa deles“.  Romanos 16.5 (NVI)
Áquila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles“.  1 Coríntios 16.19b (NVI)
Saúdem os irmãos de Laodicéia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa“. Colossenses 4.15 (NVI)
… e à igreja que se reúne com vocês em sua casa“.  Filemom 1.2 (NVI)
Diferentemente da igreja denominacional que basicamente restringe a teoria e a pratica cristã a liturgias no templo ou no salão religioso, a igreja caseira propõe a vida coletiva e o apoio mútuo. A menção “uns aos outros“, por exemplo, é mencionada pelo menos 50 vezes no Novo Testamento, começando pelas palavras de Jesus, “amem-se uns aos outros” (João 13:34).
A propagação das igrejas caseiras em nossos dias é vista com mais intensidade em países como China, Cuba, Índia, Brasil e nações africanas, mas ocorre também em pequenos e emergentes grupos na Europa e América do Norte.
Estrutura e organização
As igrejas caseiras não devem ser confundidas com “igrejas em células”. Uma igreja caseira normalmente não faz parte de uma denominação religiosa. Embora o grupo possa integrar redes informais com outros cristãos e denominações, reflete mais igualdade do que hierarquia. Aqueles que se reúnem nas igrejas caseiras praticam o auto-governo e a independência, consideram-se membros da Igreja, e não de uma igreja. Algumas igrejas caseiras têm alguma estrutura convencional de liderança funcional, outras não têm nenhuma. Hoje, a opinião geralmente aceita no “movimento” das igrejas caseiras é que a reforma protestante não avançou suficientemente na pratica neo-testamentária do “sacerdócio de todos os crentes” onde Jesus Cristo (e apenas Ele) é a cabeça, e a igreja seu corpo.  A ausência de estruturas formais de liderança e cargos hierárquicos em muitas igrejas caseiras é frequentemente vista pela igreja protestante como um sinal de anarquia ou rebelião contra a autoridade, mas muitos no movimento das igrejas caseiras consideram a liderança funcional neo-testamentária (e não a liderança formal), como a maneira mais viável e eficaz de alcançar a verdadeira autoridade espiritual contida no mútuo amor, na relação horizontal entre os membros, e no domínio visível de Jesus Cristo como a cabeça do corpo a ele subordinado, a igreja. Consequentemente, alguns dentro do “movimento” das igrejas caseiras consideram o termo “igreja caseira” um tanto quanto inadequado, argumentando que o desdobramento principal resultante de sua fé e pratica não é a casa mas mais o tipo de reunião praticada; assim, eventualmente utilizam outros títulos que consideram mais funcionais, como “igreja simples”, “igreja relacional”, “igreja primitiva”, “viver coletivo”, “igreja orgânica”, e termos similares. O movimento atual das igrejas caseiras também deve muito de seu crescimento às redes de troca de informação pela Internet, onde se costuma usar a sigla IC (Igreja Caseira).Por via de regra, os encontros da igreja caseira são livres, informais, incluindo às vezes uma refeição mútua. O grupo espera que cada um dos presentes sinta-se livre para participar ativamente da reunião.
Origens e história
Alguns consideram o movimento das igrejas caseiras como uma nova vertente do movimento Plymouth Brethren, outros o associam ao remanescente anabatista: quacres, amish, huteritas, menonitas e valdenses. Outra perspectiva encara o movimento das igrejas caseiras como uma re-emergência do Espírito Santo, semelhante à ocorrida no “Jesus Movement” nos anos de 1970 nos Estados Unidos ou na chamada Renovação Carismática Mundial nos anos de 1960 e 1970. Outros o encaram como um simples retorno às práticas da igreja primitiva descritas no Novo Testamento, ou paradigma Restauracionista, que estimula os cristãos a sair das hierarquias e cadeias de comando, e reassumir as práticas descritas e encorajadas pelas Escrituras. A própria Internet, contribuindo para o fenômeno do crescimento exponencial da última década, fez com que pessoas anteriormente isoladas se juntassem em redes. O movimento das igrejas caseiras é precursor e responsável pelos eventos em torno da Igreja Emergente. Enfim, nenhum fator isolado pode explicar a emergência desta eclesiologia passado-futuro, ou seja, a somatória de todas as vertentes destacadas acima é a grande responsável pelo crescimento das igrejas caseiras no mundo. Enfim, o rio que compõe o movimento mundial das igrejas caseiras tem diversos afluentes.
Relação com as Igrejas Tradicionais e Grupos Missionários
A história mostra claramente que houve momentos de tensão entre o movimento das igrejas caseiras (restauração e reavivamento) e as igrejas tradicionais. Contudo, recentemente, algumas denominações e organizações missionárias já estão fornecendo ajuda para o desenvolvimento de redes de igrejas caseiras. Entre elas destacam-se, The Free Methodist Church in Canada, The Foursquare Gospel Church of Canada, The Navigators of Canada, The Evangelical Fellowship of Canada, The Southern Baptist Convention (USA), Dove Christian Fellowship International e a Youth With a Mission (YWAM).
Uma Igreja, uma família…
As pessoas precisam participar, e não serem apenas espectadores“.
O foco da igreja simples é o relacionamento familiar entre os irmãos em Cristo, em uma perfeita unidade, ao exemplo do cristianismo primitivo, onde todos participam. Os vídeos abaixo demonstram com maior clareza o que é tudo isso.
Parte 1
Parte 2
Parte 3




Estudo realizado por Giovani Mariani

Nenhum comentário: