Portanto seres pensantes questionam e muito! Como os nossos irmãos de Beréia. Seria isso apavorante? Não, nem um pouco. Penso...logo existo! Para Descartes pensar é sinal de existência, no evangelho de hoje, quem pensa não consegue subsistir. "Penso, logo existo" (Descartes) "Não pense, faça o que eu digo" (Alto Clero Evangélico)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O Evangelho é Jesus Cristo (2)

O que é o Evangelho?
Talvez você se pergunte: Mas o que estamos pregando, então, nestes anos todos, não é o Evangelho? Não somos conhecidos como Evangélicos por causa de nosso compromisso com o Evangelho?

Infelizmente, a Igreja dos séculos XX e XXI não tem pregado o Evangelho, salvo raras e honrosas exceções!

Escrevendo aos Romanos, São Paulo afirma que “o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16). E se é o poder de Deus, esse poder está encarnado em Jesus Cristo, “o Caminho, a Verdade e a Vida”(Jo 14:6), o “nome sobre todo nome pelo qual importa que sejamos salvos”(At 4:12). Quando se fala dos “evangelhos” (de Mateus, de Marcos, de Lucas e de João), fala-se de narrativas que contam a História de Jesus Cristo, seu nascimento, vida, ensinos, obra, paixão, morte, ressurreição e ascensão. Portanto, quando se fala de Evangelho, fala-se de Cristo, pois ELE É O EVANGELHO. Pregar o Evangelho é simplesmente pregar a Cristo.

Mas o que tem sido pregado de nossos púlpitos, escolas dominicais, periódicos, programas de rádio ou TV?

(a)    PREGA-SE DOUTRINA
Doutrina é importante. Ela garante que aquilo que ensinamos está de acordo com o que recebemos. Ela foi discutida, elaborada e ensinada pela Igreja através dos séculos. Alguém, entretanto, pode ser absolutamente ortodoxo em matéria de doutrina e ainda assim se perder eternamente, se sua fé for embasada na doutrina, e não em Cristo. Não foi nenhuma doutrina que morreu na Cruz pelos nossos pecados, mas Jesus Cristo.

(b)   PREGA-SE AUTO-AJUDA
Ana Lúcia Pelegrino, psicóloga, disse que as pessoas ,nos dias atuais, vivem presas à depressão devido aos dramas de seu passado, ou à ansiedade pelo seu futuro. Então, em muitos lugares, os púlpitos tornam-se lugares de onde emanam mensagens que as pessoas querem escutar,não a que necessitam, baseadas em PNL (programação neurolinguística), como se tudo na vida fosse resolvido com “passos” , “como fazer para”, “dicas”. Com isso, o hedonismo, o humanismo, o psicologismo, o egocentrismo dominam pregações, cânticos, estudos etc. Cristo passa a ser um despenseiro de graças, que atende aos nossos reclamos, transformando a fé em objeto do mercado, ou seja, a mercantilização da fé faz com que as pessoas participem das reuniões da Igreja não para adorar, para serem edificadas e serem salvas por Cristo, mas por entretenimento ou na tentativa de solução de seus mais variados problemas.

(c) PREGA-SE O INSTITUCIONALISMO
O orgulho denominacionalista tem feito surgir verdadeiros monumentos cristãos, verdadeiros ídolos que tomam o lugar de Jesus Cristo. Por vezes, as placas de alguns templos anunciam as ênfases daquela denominação ou apresentam fotos ou nomes dos seus líderes, pastores, bispos, apóstolos da pós-modernidade. E Cristo?

(d) PREGA-SE O SECUNDÁRIO
Alguns debatem fervorosamente as formas de governo eclesiástico (episcopal, presbiteriano ou congrecional), os modos de batizar (imersão ou aspersão) ou a quem o batismo é ministrado (a crianças ou apenas a adultos), o modo de ministrar a ceia do Senhor ( as pessoas vem até a frente ou ficam esperando ser servidas? O pão deve ser ázimo ou não? Deve-se usar vinho ou suco de uva?), se só se deve orar ajoelhado ou em qualquer posição corporal, se as mulheres devem ou não usar véu no culto, se a igreja é arminiana ou calvinista...

Uma vez, um grande amigo pastor, logo que me conheceu, perguntou-me se eu era supra ou infralapsariano. Respondi: Meu irmão, sou de Jesus! Doutra feita perguntaram a um grande bispo metodista, já falecido: Onde está escrito na Bíblia que podemos ou devemos batizar crianças? E o sábio bispo respondeu: Está embaixo daquele versículo que manda orar com os olhos fechados e acima daquele que manda tomar a Ceia em um copinho de plástico!

PRECISAMOS PREGAR JESUS CRISTO! AS PESSOAS PRECISAM DE JESUS CRISTO! PRECISAMOS PREGAR JESUS CRISTO PORQUE PRECISAMOS PREGAR O EVANGELHO E O EVANGELHO É JESUS CRISTO! Hebreus 1:1-3 nos diz que Deus falava antigamente de várias maneiras através dos profetas, mas agora Ele nos fala através do seu Filho, que é a  exata expressão de seu ser. O mundo está carente de Deus, ofereçamo-lo através de Jesus Cristo! O mundo precisa de salvação: Jesus é o Salvador!
Quando lemos a pregação de Pedro em Atos 2, depois da vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes, ele pregou Cristo aos seus ouvintes. E o resultado? Quase 3000 pessoas se converteram e foram batizadas. E em Atos 3, após a cura do coxo na porta do Templo? Pregou-se apenas a Cristo! E a defesa de Estevão, em Atos 7, não foi na verdade a defesa de Cristo? E Felipe, no capítulo 8 de Atos, falou de quem ao Eunuco? Falou apenas de Cristo! E o que Ananias pregou a Saulo, em Atos 9? Cristo de novo! E em Atos 10, o que Pedro pregou a Cornélio e aos seus? Cristo, e somente Cristo, nada mais do Cristo! E Paulo no Areópago, em Atenas, no capítulo 17 de Atos? Pregou o Deus desconhecido dos gregos, Jesus Cristo! E ao carcereiro de FIlipos, em Atos 16, o que Paulo pregou? Só Jesus e nada mais.

Por que então, caro leitor, insistimos em pregar outra coisa, se não e tão somente a Jesus?

Certa vez, eu disse em uma reunião, que todos os cultos da Igreja, todas as suas reuniões, deveriam ser cultos evangelísticos, pois todas as pregações devem focar apenas Cristo. Será?

Se vamos falar de oração, temos que falar de Jesus que nos ensinou a orar; se vamos falar de compaixão, temos que falar daquele que se compadeceu dos enfermos e famintos; se vamos falar de impostos, temos que falar naquele que disse que devemos dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus; se vamos falar de santidade, temos que falar daquele que viveu sem pecado e que venceu a tentação; se vamos falar da Bíblia, temos que falar daquele que nos mandou examinar as Escrituras; se vamos falar de amizade, lembremos que Jesus sabia que seu amigo Lázaro ia ressuscitar, mas ainda assim chorou pelo seu amigo; se vamos falar...não importa o assunto, devemos sempre falar de Cristo, Cristo, Cristo e somente de Cristo.

Hoje, o que temos visto? Muitos programas, muitos eventos, muito entretenimento, muitas atividades e...POUCAS CONVERSÕES GENUÍNAS! As pessoas são contabilizadas na porta de entrada dos templos e saem feridas, magoadas, doentes pela porta dos fundos, sem conhecerem realmente a Jesus Cristo. Lembremo-nos, de novo, de Leonard Ravenhill: “Eu não oro pelos mortos, eu prego para eles!” e de E. Stanley Jones, que disse que 2/3 dos membros das igrejas precisam de conversão.

É urgente, portanto, que Cristo seja o centro, o cerne, o único assunto da Igreja. Se a Igreja redescobrir esse tesouro perdido, de que o Evangelho é JESUS, seu crescimento será grande e natural. Todavia, se colocarmos qualquer homem, doutrina, denominacionalismo ou qualquer outra coisa no lugar de Jesus, no centro da pregação da Igreja, nada vai acontecer, pois Deus não divide a sua glória com ninguém! (Is 42:8).

(final)

O Evangelho é Jesus Cristo (1)


Talvez o título desta postagem seja um lugar-comum. Porém, o que me leva a escrevê-la é fruto da minha experiência, primeiro como líder leigo, depois como pastor e professor de classes bíblicas. E o que quero dizer com isso?

Há centenas de milhares de denominações cristãs no mundo de hoje. Há algumas, inclusive, que são igrejas denominacionais, mas não querem assumir essa pecha. Mas o que é uma denominação? Uma denominação é um conjunto de elementos que se agregam para aglutinar igrejas locais sob suas características. Há uma organização formal, mais ou menos complexa, mas há. Há uma hierarquia, um corpo governante maior que pode até afirmar que não domina, mas na prática o faz. Há um corpo doutrinário, representado por uma Confissão de Fé, uma prática litúrgica mais ou menos constante, há um “igrejês”, um vocabulário mais ou menos comum, há um sectarismo mais ou menos evidente (uso a expressão “mais ou menos” para designar práticas usadas em maior ou menor escala).

O que se propaga na vasta maioria é o denominacionalismo, não o Evangelho. Quando um grupo de irmãos começa a se reunir regularmente, a pesada estrutura denominacional absorve aquele grupo e o resultado é catastrófico: sempre se prega mais a denominação e menos o Evangelho.

Sinceramente, não acredito que consigamos ter igrejas locais sem uma estrutura mínima, afinal, mesmo a igreja-modelo, chamada de Igreja Primitiva, a Igreja de Atos e das Epístolas, apresenta uma estrutura que vai se formando à medida que o Cristianismo vai crescendo e tomando uma feição diferenciada do Judaísmo. Em Atos 2:42-47, percebe-se já uma estrutura mínima, marcada pela doutrina dos apóstolos, pela vida comunitária, pela prática do partir do pão (Eucaristia) e pelas orações, o que já nos dá uma ideia de como era a vida cúltica daquelas comunidades. Havia entre eles uma camaradagem tal que ninguém passava necessidades. Sua comunhão era expressa, principalmente, numa vida de simplicidade e amor de uns pelos outros.

Porém, foi necessária uma organização mais definida. Em Atos 6, houve a diferenciação do ofício diaconal e do presbiteral: aquele ficaria com a responsabilidade do atendimento das necessidades materiais e este, cuidaria do ministério da pregação e das orações, embora pareça que as funções de pregação fossem também prerrogativas dos diáconos, como atestado por Estevão e Felipe, nos capítulos 7 e 8. Vê-se, depois, que querelas comuns entre as counidades foram levadas a um Concílio em Jerusalém, como vemos em Atos 15. Ali reuniram-se os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão da necessidade ou não da circuncisão para ser cristão, e cuja decisão foi reconhecida como obra do Espírito Santo. Portanto, quando um grupo de cristãos se reúne com regularidade, há a necessidade clara de organização.

Mas o que me deixa preocupado é que na maior parte das vezes se valoriza mais a estrutura do que as pessoas. Parece que Igreja é uma organização, não um organismo vivo, o Corpo de Cristo.

Minha reflexão aqui nesta página é para levar os líderes cristãos a redescobrirem os tesouros esquecidos por nosso denominacionalismo. Precisamos reencontrar os rumos perdidos e voltarmos a ser um MOVIMENTO, não um monumento. Sempre disse em minhas pregações que a maior necessidade da Igreja de hoje é Avivamento. E para que haja um verdadeiro avivamento, é preciso que reencontremos o foco da fé cristã, muitas vezes abafado por questões secundárias ou periféricas. A Bíblia é clara quanto a esses conceitos e valores. Não vou falar aqui nada de novo, nada que grandes e valorosos pastores do passado e do presente não tenham dito. Mas precisamos, com oração e com estudo consciente das Escrituras, buscarmos o caminho do arrependimento para que o Cristianismo, hoje, seja revigorado.

Na Europa, berço do Cristianismo, ele está moribundo. E o que fez isso com ele foi a conjunção do secularismo e do academicismo, que abandonaram a fé e transformaram o Cristianismo numa mera referência histórica no Ocidente. E, no Brasil, corremos o mesmo risco.

Não quero que o leitor amigo pense que sou contra a educação formal e ao estudo da Teologia e de suas ferramentas como a História, a Filosofia, a Psicologia ou a Sociologia, ao contrário! Acredito que o pastor deve ser alguém versado em Teologia e nas Humanidades em geral, porém, as ferramentas não podem tomar o lugar da obra de arte: o cinzel não pode ser mais importante que a escultura, ou o pincel mais importante que a pintura.

Precisamos de uma geração de teólogos que não seja academicista, mas composta de pastores de almas, que cuidem das pessoas que Deus lhes atribui como rebanho. O grande problema é que nossos seminários e faculdades de teologia estão cheios de gente vazia. A ênfase na conversão, na santidade de vida, na oração e no estudo diligente das Escrituras anda fora de moda. E, sinceramente, um pastorado de sucesso depende de velhas fórmulas, não de eventos, técnicas ou modismos que mais mal fazem ao Evangelho do que bem. Um pastorado eficiente é formado por três fundamentos: (1) UMA VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS, o qual deve ser o assunto e o maior anseio do pastor. Ele deve orar e ler as escrituras com zelo, com fome, a fim de se fortalecer e encontrar ânimo para o seu ministério; (2) UM BOM SERMÃO DOMINICAL, preparado, estudado, estruturado, preferencialmente expositivo e que dê ao povo o sustento e o vigor para caminhada; e (3) UMA ROTINA DE VISITAÇÃO, afinal, o pastor deve conhecer bem o seu rebanho e as suas necessidades.

Não são, desta forma, fórmulas mágicas ou programas que custem uma fortuna material, mas meios que demandam um coração cheio do amor por Jesus Cristo, pela Igreja e pelos perdidos.

Há muito que deixamos de lado os marcos antigos (Pr 22:28) e procuramos outros caminhos, os nossos, que insistem em alargar a porta estreita e o caminho apertado (Mt 7:13,14). Oro a Deus que cada pastor, cada líder, cada irmão, que ler essa série, seja tocado a redescobrir a essência do Evangelho.


(CONTINUA...)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

DE GRAÇA RECEBESTE, DE GRAÇA DAI

Jesus reuniu os doze Apóstolos e os enviou antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; e lhes ordenou, dizendo: Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão, porque digno é o operário do seu alimento (Mateus 10).
 Até onde conhecemos a verdade, e em conformidade com os ensinamentos do Senhor Jesus, anunciar o Evangelho de graça, é mandamento do Senhor.
No Antigo Testamento, o dízimo era ordenança da lei para suprir as necessidades dos levitas que não tinham parte e nem herança na terra prometida, porem, no princípio da igreja primitiva após a ascensão do Senhor Jesus ao Trono de glórias do Pai, encerraram-se todas as ordenanças da lei de Moisés.
Na Nova Aliança do Senhor Jesus, a palavra narra que os homens santos de Deus que ministravam na pregação do Evangelho, quando havia alguma necessidade, os irmãos a supriam, oferecendo-lhes o essencial para a manutenção cotidiana, cumprindo a palavra do Senhor Jesus quando disse: Digno é o obreiro do seu alimento.
Entre os apóstolos e discípulos de Cristo, a palavra era genuína, anunciada em verdadeira harmonia com o Evangelho de Cristo; e, milagres e maravilhas aconteciam pelas mãos dos seguidores de Cristo, porque o único objetivo dos apóstolos era anunciar a salvação pela aspersão do sangue de Cristo na cruz, porque renunciaram todas as coisas materiais, exemplo legado por Paulo na segunda carta aos Coríntios 12.14-18, onde declarou:
Eis que estou pronto para, pela terceira vez, ir ter convosco e não vos serei pesado; pois não busco o que é vosso, mas, sim, a vós; porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos. Porventura, aproveitei-me de vós por algum daqueles que vos enviei?  Roguei a Tito e enviei com ele um irmão. Porventura, Tito se aproveitou de vós? Não andamos, porventura, no mesmo espírito, sobre as mesmas pisadas?
E por essa  fé viva e com humildade no coração, havia virtudes até nas sombras dos Apóstolos, porque o caráter e expressão desses, sempre foi compatível com a vontade Deus. Não arquitetavam doutrinas para atrair fieis, mas tudo era movido pela unção do Espírito Santo. E também não havia entre eles fraudulência, mentira, e promessa de  prosperidades materiais.
Jesus condenou o comércio no templo, mas isso hoje tornou-se  uma prática comum, alem das doutrinas criadas pelos pregadores, entre as quais se destacam as  campanhas, e o indispensáveldízimos e ofertas, como também outros princípios cerimoniais religiosos que não fazem parte do ensinamento legado por Jesus Cristo.
Entretanto, Jesus Cristo declarou: Um Novo Mandamento vos dou. Então qual o apreço pela palavra de Jesus Cristo e dos seus mandamentos para esses que instituem um conjunto de princípios que fundamentam o sistema religioso?
Pois, na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas 1.8, a palavra afirma: Ainda que nós mesmos ou um anjo do céu, vos anuncie outro Evangelho alem do que já vos tenho anunciado, seja anátema (quer dizer: Reprovação, maldição, execração).   
Observe o perigo iminente em praticar doutrinas que não estão fundamentadas no Evangelho de Cristo. Paulo, alerta que, ainda que ele mesmo, ou um anjo do céu, vos anuncie outro evangelho, esse virá carregado de maldição e reprovação.
Imagine, qual servo de Deus não sonha em receber a visita de um anjo do Céu? Mas a ameaça não é o anjo, porque se vem do Senhor certamente é benção e não irá contraditar a Verdade. Mas a advertência vem para que estejamos vigilantes quanto à falsificação do verdadeiro Evangelho, porque a palavra lembra também, que satanás pode se transfigurar em anjo de luz e enganar até os escolhidos (II Coríntios 11.14).  
E no livro de Apocalipse 22.18, 19, disse Jesus: Se alguém acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro. E Jesus ainda ratificou dizendo: Se alguém me ama, guardará a minha palavra(João 14.23).
E a palavra do Senhor hoje não está sendo guardada por inúmeros dirigentes de igrejas que voltam a antiga fábula, como também introduzem novas doutrinas que não constam no Evangelho deCristo, neutralizando os preceitos que não lhes são favoráveis.
Alguns buscam adequar as ordenanças da palavra de Deus em oportunismo, porque não conseguem vislumbrar a divisão que há no tempo e na palavra separando o A T fundamentado na lei de Moisés, a qual foi por Cristo abolida, com a herança da Graça sacramentada por Jesus no Novo Testamento.
Hoje, não existe mais a figura do levita, alem disso, não somos mais servos de Moisés, mas discípulo de Cristo, onde ninguém precisa pagar mais nada para receber as bênçãos do Senhor Deus, porque o seu próprio Filho pagou o mais alto preço para resgatar o homem da maldição do pecado, com o seu próprio sangue.
E as conseqüências pela desobediência são trágicas, porque os dirigentes acabam induzindo os seus seguidores ao erro, em verdadeira doutrina de Balaão, buscando apenas a vitória nasprosperidades materiais, deixando em segundo plano,  o propósito primordial do sacrifício do Senhor Jesus Cristo, que é a libertação do sofrimento físico e a salvação da vida eterna.
Mas Paulo, Apóstolo chamado por decreto do Altíssimo exemplifica o testemunho de lisura para o rebanho de Cristo, para que assim também procedemos, elucidando em si mesmo, que trabalhando com as suas próprias mãos, é necessário, realizar a obra para a qual fostes chamados e auxiliar os irmãos em suas necessidade, e nos faz recordar as palavras do Senhor Jesus que recomendou dizendo: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
Os homens que fazem a mídia no meio evangélico, formaram uma concepção que para servir a Deus e receber as suas bênçãos, se faz necessário membrar-se a uma igreja institucionalizada e contribuir com os dízimos e ofertas. Mas esse é um entendimento equivocado e  fora da palavra, pois em I Coríntios 7.23, que diz: Fostes comprados por bom preço, não vos façais servos dos homens. E o próprio Jesus declarou: Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mateus 18.20).
Por isso amados, o seu dinheiro não lhe trará galardão algum, é uma imprecisão imaginar que irá agradar ao Senhor através das doações feitas para a sua igreja, porque se assim fosse, o afortunado já estaria salvo, por outro lado, o que seria do desprovido de bens materiais? E alem disso, as dádivas do Senhor não estão disponíveis nas gôndolas dos mercados, mas tudo é de graça, para os que o amam e guardam os seus mandamentos.
Porem, no Evangelho de Mateus 6.1-4, vem a revelação da obra que verdadeiramente agrada ao Pai, como também virá dele a recompensa pela obra da sua mão, porque assim nos ensinou o seu amado Filho Jesus. Vejam:
Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles, aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que estais nos Céus.
Mas guando deres esmola, não façais tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai que vê em segredo, te recompensará publicamente.
A esmola mencionada por Jesus é o ato de caridade, o amor ao próximo, e observem que Ele recomenda que devemos evitar fazê-la publicamente, para que não sejamos idênticos aos falsos religiosos, os quais, praticam a caridade não para agradar a Deus, mas para exaltarem-se diante dos homens.
Meditem na profundidade desse mandamento (a caridade), o que uma das mãos faz que a outra não consiga saber? Isso significa que quando praticamos algum bem, se torná-lo público, o ego e a soberba prevalece em nós, porque exaltamo-nos diante dos homens, conseqüentemente passamos a humilhar o necessitado.
Por isso o Senhor Jesus faz semelhança das mãos, comparando-as às pessoas que lhes são próximas do seu convívio, e recomenda a praticarmos a caridade ocultamente, para que sejamos recompensados publicamente, pelo Pai que vê tudo em segredo. Isso sim é agradável aos olhos de Deus, porque foi ensinado pelo seu  Filho, Jesus (meditar em Mateus 25.31-46, Tiago 2.14-26). 
Por isso, o nosso irmão Paulo trouxe em memória a palavra do Senhor Jesus, o qual enfatizou:Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
De graça: Quer dizer, sem pagar, porque não há custo, como também não há moeda de troca. O amor de Deus que salva os que crêem.  Favor ou mercê concedido por Deus.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PARA PENSAR, SEJA LIVRE!


DEUS DEU AUTORIDADE AO HOMEM PARA DOMINAR TUDO QUE ELE CRIOU, MENOS OUTRO HOMEM. 
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:26-31
POR CAUSA DO PECADO QUE ENTROU NO MUNDO (Gêneses 3.1-24),O HOMEM COMEÇOU ESCRAVIZAR O SEU SEMELHANTE E PASSOU VALER A LEI DO MAIS FORTE E DO CONHECIMENTO.
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Gênesis 6:5
A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
Gênesis 6:11-13
HOJE NÃO É DIFERENTE, A FORÇA VEM POR MEIO DO CONHECIMENTO, AQUELE QUE TEM MAIS ESCRAVIZA QUEM NÃO TEM. EM TODOS AS ESFERAS DA SOCIEDADE O POVO É ESCRAVIZADO E DESTRUÍDO PORQUE LHE FALTA CONHECIMENTO, E ASSIM TAMBÉM É NA RELIGIÃO.
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;...
Oséias 4:6
O HOMEM FOI CRIADO PARA SER LIVRE E NÃO ESCRAVO, OS LIDERES RELIGIOSOS ESCRAVIZA A MUITOS POR MEIO DO CONHECIMENTO E CONTAMINA AS MENTES ESCRAVIZANDO OS SEUS PENSAMENTOS DIZENDO: VOCÊS SÓ VÃO CONSEGUIR  VENCER POR CAUSA DE MIM QUE SOU ENVIADO DO SENHOR! NÃO FALE MAU DO UNGIDO DO SENHOR! EU SOU COBERTURA ESPIRITUAL DA SUA VIDA! VOCÊS TEM QUE ME HONRAR EM TUDO, COM SEUS DÍZIMOS E PRIMÍCIAS POIS FUI ESCOLHIDO DE DEUS PARA FAZER A SUA OBRA! E O POVO POR FALTA DE CONHECIMENTO ACREDITA E VIVE ESCRAVIZADO POR HOMENS NESTAS MENTIRAS!
Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?
Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. Mateus 15:17-20 
JESUS FOI O HOMEM MAIS LIVRE QUE ANDOU NESTA TERRA, E POR MEIO DO SEU SACRIFÍCIO NOS LIBERTOU NÃO SÓ DA ESCRAVIDÃO DO PECADO E DA LEI, MAS TAMBÉM A HUMANA E DA RELIGIÃO.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
João 8:36.
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e NÃO SE TORNEM ESCRAVOS NOVAMENTE.” Gálatas 5:1  
Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.
1 Coríntios 7:23
TENHA CORAGEM DE SER LIVRE, E SE MANIFESTE COMO UM VERDADEIRO FILHO DO ETERNO EXPRESSANDO E COLOCADO EM PRATICA O CONHECIMENTO DO AMOR DO PAI EM FORMA VISÍVEL, POIS O AMOR NÃO ESCRAVIZA, MAS LEVA AS PESSOAS A LIBERDADE. FOI ASSIM QUE ANDOU JESUS E DEVEMOS IMITÁ-LO EM TUDO.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha;... 1 Coríntios 13:4-8  

PENSE NISSO!
DUDA SABINO

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

AS VEZES UMA IMAGEM NOS LEVA A PENSAR


De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,
pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;
por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,
pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.
Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.

1 Timóteo 6:6-11

PARA PENSAR!


Palavras do verdadeiro Pastor: Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. (Mateus 10.8)

Apostolos,Profetas,Evangelistas, Pastores ou Mestres (Efésios 4.11-16), não é profissão, nem oficio é funcionalidade no corpo de Cristo. Não pode ser remunerado, ser for, estas pessoas são simplesmente profissionais da fé! é por isso que temos novas "igrejas" abertas quase todos os dias, e mais facil viver do suor alheio do que procurar um emprego. Os discipulos de Jesus tinham um oficio: Pedro e João era pescadores, Lucas medico, Paulo fazia tendas e o proprio Jesus era carpinteiro, Eles não viviam do suor alheio, pelo contrario comiam o pão com o suor dos seus rostos todos os dias!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Feliz Ano Novo...será?


Queremos um Feliz Ano Novo. Mas, para quê? Em que consiste um Feliz Ano Novo?


Somos, por natureza, seres egoístas. Para a maioria das pessoas, um Feliz Ano Novo é “Muito dinheiro no bolso, saúde prá dar e vender”, como diz a velha canção. Mas um Ano Novo, NOVO mesmo, é outra coisa. Se você está lendo este texto, provavelmente está com boa saúde. Talvez tenha algumas contas para pagar, mas não esteja insolvente. Problemas, dificuldades, tribulações, caro leitor, teremos sempre, isso faz parte da vida. Sejamos cristãos ou ateus, brancos ou negros, pobres ou ricos, todos temos problemas, porque a nossa vida é composta de problemas também. Mas ter um Ano Novo é outra coisa e quero levá-lo a refletir sobre isso.

Primeiro, neste Ano Novo reflita sobre a sua relação com Deus. Como anda a sua relação com o seu Pai? Você tem orado? Você tem lido a sua Bíblia? Você tem buscado orientação sobre o quê e como fazer? Infelizmente, Deus não é a prioridade para a maioria dos cristãos. Se amarmos a Deus de todo o coração, se nos devotarmos a Ele como Ele exige de nós, se o adorarmos como Senhor, então tudo nos irá bem em 2014 e em todos os anos novos. Quando nos entregamos a Deus e percebemos que nada temos e nada somos se não recebermos de suas mãos poderosas, aí a nossa vida muda completamente.

Segundo, neste Ano Novo reflita sobre sua relação com o Evangelho. Evangelho é boa Notícia, a boa nova de que Deus mesmo veio ao mundo através de Jesus Cristo. Você tem compartilhado esta notícia ou tem apenas falado de sua igreja? A Igreja faz parte do Evangelho, mas ela não é o Evangelho. Jesus é o Evangelho. Segundo São Paulo, o Evangelho é “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1:16). Sendo assim, espalhar esta notícia aos homens é dar às pessoas a oportunidade de ter um Feliz Ano Novo. Lembre-se de Leonard Ravenhill: “Eu não oro pelos mortos, prego para eles”. Vivemos numa sociedade morta que precisa, urgentemente, do Evangelho.

Terceiro, neste Ano Novo reflita sobre sua vida familiar. Como andam as relações entre vocês, marido, esposa, filhos, irmãos, pais? Infelizmente a sociedade pós-moderna despreza a comunidade familiar e valoriza o egocentrismo e o hedonismo. Se quisermos um Feliz Ano Novo precisamos de famílias fortes, comprometidas, que tenham relacionamentos saudáveis e que sejam sinais da Graça do Senhor.

Festejar é muito bom, reunir amigos e parentes em torno da mesa para comemorar as vitórias do ano que finda e torcer pelo ano que entra é salutar. Mas nada disso tem valor se DEUS, o EVANGELHO e a FAMÍLIA são deixados de lado. Como eu já disse em outros textos, infelizmente vivemos num mundo onde somos convidados a amar as coisas e usar as pessoas. Que em 2014 possamos ser a diferença onde estivermos.

Desejo a todos amigos e leitores deste blog um Feliz 2014.

PARA PENSAR


Estava falando com o Pai Eterno, e Ele colocou em minha mente estes versiculos!

Romanos 13:11-14 
E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.
Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
Que o ano de 2014 seja um ano de despertamento para mim e para todos que querem viver em sua verdade PAI amado. É para pensar! graça e paz
Duda Sabino 

JÁ É HORA


Romanos 13.11-14

INTRODUÇÃO: Este é um texto histórico. Foi a sua leitura que falou ao coração de Agostinho, e o levou a uma vida nova em Jesus Cristo.
É também um texto exortativo, de chamamento. Dele algumas lições podem ser retiradas, lições oportunas principalmente para o tempo e a hora que vivemos como povo de Deus. Precisamos:

I. DISCERNIR O TEMPO (discernimento, v. 11)
1) O apóstolo diz que escrevia ou falava isto as pessoas que conheciam o tempo. A Bíblia de Jerusalém diz: "Sabeis em que tempo estamos vivendo." A Bíblia Viva diz: "Vocês sabem como já é tarde."
2) A igreja, o povo de Deus, precisa saber, conhecer, discernir o tempo, o kairós de Deus. Cremos que esta é uma das necessidades mais imperiosas da igreja, hoje ela precisa ter discernimento da hora em que vivemos.
Há uma Palavra de Cristo neste sentido: "Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos?" (Mt 16.3).
3) O discernimento é um dom do Espírito Santo. Dependemos dele para conhecermos e discernirmos o tempo em que vivemos. O povo de Deus não é um povo ignorante, ele sabe o seu tempo.

II. DESPERTAR DO SONO (despertamento, v. 11)
          1) A Bíblia de Jerusalém traduz: "Já chegou a hora de acordar." Despertar ou acordar é a palavra de ordem da igreja. Eis aqui uma das mais urgentes necessidades da igreja de Cristo hoje. Através da história da igreja nestes vinte séculos de sua existência, ela tem tido os seus longos períodos de sono profundo. A igreja na África, na Europa, na Ásia, em todo o mundo dormiu um sono profundo, tanto que em alguns lugares já não existe.
2) A igreja precisa acordar, despertar. Esta é uma urgente necessidade do povo de Deus. Despertamento outra coisa não é senão a vida de Deus sendo vivida em nós. Não é movimento de pessoas, não é divisão do corpo de Cristo, não é sectarismo. Despertamento é sopro do Espírito Santo, é a vida de Deus em nós.
3) Que Deus venha e nos desperte (Ef 5.14; Jo 11.11). "Vem! Oh! vem Jesus Senhor, nossas almas despertar!" (HE n° 97).

III. ANDAR DIGNAMENTE (testemunho, v. 13)
1) Paulo em seus escritos dá muita ênfase ao andar do cristão: "Andai em amor" (Ef 5.2), "Andai como filhos da luz" (5.8), "Andai como sábios (5.15).
2) A postura da igreja deve ser de pureza, de santidade. A igreja é luz, é sal, e para que sua influência seja salutar, positiva, poderosa, transformadora, influência que provoque impacto, é preciso que tenha qualidade. É isto o que Paulo está falando no v. 13, o texto é claríssimo. Em parte o testemunho do povo de Deus hoje é fraco, não provoca impacto, porque ele não tem qualidade. Nosso andar tem de ser digno no meio desta geração corrupta e pecadora. Somos um povo escolhido e separado (I Pe 2.9).
3) Uma das razões porque devemos andar de um modo agradável a Deus está no v. 12: "A noite avançou", vai alta a noite, "o dia se aproxima", "vem chegando o dia". O Dia do Senhor já está mais perto, isto deve ser uma razão muito forte para que vivamos de um modo agradável e digno do Senhor. "Qual tem sido nossa postura como cristãos?"

IV. REVESTIR-SE DO SENHOR JESUS (autenticidade, v. 14)
1) Neste trecho bíblico o apóstolo emprega duas vezes o verbo revestir. No v. 12 ele diz: "Revestimo-nos das armas da luz", e no v. 14: "Revestidos do Senhor Jesus Cristo." O que significa revestir-se de Jesus Cristo? Entendemos que é permitir que Cristo viva a sua vida em nós. Nos escritos paulinos, por repetidas vezes vamos encontrar a expressão: em Cristo. Isto quer dizer dentro de Cristo. Paulo experimentou isso em sua própria vida, ele testemunhou sua experiência cristocêntrica em Gálatas 2.19,20.
2) Revestir-se de Cristo é expressar em palavras, atos e pensamentos atitudes da pessoa de Jesus. É quando tudo em nós traduz, interpreta, comunica a vida de Cristo. É quando ele fala, pensa, vê, sente, caminha, ama, serve, através de nós.
3) Talvez uma das necessidades mais urgentes de cada crente, de cada comunidade seja esta: revestir-se de Jesus Cristo. Deixar que todo o nosso ser seja impregnado, saturado, dominado pela pessoa singular de Jesus de Nazaré. Isto é obra do Espírito Santo, é ele que nos coloca em Jesus Cristo.
CONCLUSÃO: No texto meditado fomos desafiados como pessoa e como igreja a uma decisão corajosa e comprometida em Cristo e sua gloriosa causa. Que possamos corresponder a este desafio.