Portanto seres pensantes questionam e muito! Como os nossos irmãos de Beréia. Seria isso apavorante? Não, nem um pouco. Penso...logo existo! Para Descartes pensar é sinal de existência, no evangelho de hoje, quem pensa não consegue subsistir. "Penso, logo existo" (Descartes) "Não pense, faça o que eu digo" (Alto Clero Evangélico)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A menina, o banheiro e o marmanjo gay


ESCRITO POR JULIO SEVERO | 28 JANEIRO 2012 


O jornal Folha de São Paulo, que está gritando histericamente em favor de seu funcionário homossexual, calou-se para o fato de que uma menina de apenas dez anos está envolvida.


Uma menina de dez anos entra no banheiro feminino de uma pizzaria e se assusta. Ela volta para sua mãe e cochicha: “Tem um homem lá dentro do banheiro! Ele tá vestido de mulher!”
A mãe não tem dúvida: numa reação natural que qualquer outra mãe teria, reclama para o dono da pizzaria.
O dono, em atenção à mãe e à segurança dela e sua filha, pediu, quase que implorando, para que o homem vestido de mulher não voltasse mais ao banheiro feminino.
Toda a humilhação e imploração do dono de nada valeram. O caso chegou à Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo, que telefonou — não para a mãe e sua filha —, mas para o homossexual, de nome Laerte Coutinho, dizendo que a pizzaria violou a lei estadual 10.948/2001, sobre discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero. A pizzaria será multada e ameaçada por forças governamentais a serviço e seviciadas pelo movimento gay. Laerte está determinado a exigir essa truculência estatal contra a pizzaria, como lição para todas as meninas do Brasil que encontrarem um gay no banheiro das mulheres.
A Secretaria da Justiça não se incomodou em telefonar para a menina de 10 anos, nem para sua mãe, talvez porque o marmanjo gay seja funcionário do notório jornal esquerdista Folha de S. Paulo, que já foi denunciado por defender descaradamente o assassinato de crianças em gestação.
O caso expõe nitidamente a hipocrisia do governo e da imprensa esquerdista. Na polêmica lei da palmada, os dois atacaram os pais e sua autoridade, alegando que os interesses das crianças devem estar acima de tudo. Mas quando um homossexual entra no cenário, o holofote fica só para ele, e a pobre criança é atirada para um cantinho escuro.
Se a menina tivesse ligado para a Secretaria de Justiça denunciando que sua mãe lhe deu umas palmadas, a resposta governamental teria vindo imediatamente para punir a mãe.
Mas se a menina tivesse denunciado, “Tem um homem vestido de mulher no banheiro!”, a resposta governamental nunca viria para punir o sem-vergonha. Viria, isso sim, para ameaçar o dono do estabelecimento, a mãe da criança (por ter ensinado “homofobia” para a menina) e para dar uma bronca na menina por deixar sua mãe lhe ensinar “preconceito, discriminação e ódio”.
O governo e a mídia incitam crianças a denunciar os pais, que são os maiores protetores de seus filhos.
Mas o governo e a mídia nunca incitam crianças a denunciar predadores homossexuais. Tudo indica que, na visão governamental e midiática, pais são muito mais perigosos do que esses predadores.
Folha de S. Paulo, que está gritando histericamente em favor de seu funcionário homossexual, calou-se para o fato de que uma menina estava envolvida. Nenhum jornalista nem autoridade governamental e muito menos um membro do Conselho Tutelar apareceu para dizer: “Ei, temos de colocar a menina antes do homossexual!” É uma vergonha colossal que o Estado de São Paulo sob o PSDB e a Folha de S. Paulo estejam colocando o homossexual na frente da menina.
Poderia haver perigo com a presença de um homossexual num banheiro feminino com uma menina por perto? Homens homossexuais também ameaçam meninas. Apesar de seu padrão politicamente correto, até mesmo a Globo não deixou de noticiar o caso de dois pais-de-santo homossexuais que estupraram uma menina de 9 anos.
Qualquer caso de uma menina na presença de um homem no banheiro feminino é suficiente para despertar justa indignação em qualquer pessoa normal, especialmente nos pais. Tal indignação só aumenta diante da injustiça de uma imprensa e até governo que tratam com descaso uma menina e sua mãe a fim de prestigiar um marmanjo homossexual.
Casos como esse só tendem a inflamar e incitar a violência contra os homossexuais, porque embora a imprensa e até o governo coloquem homossexuais na frente de uma menina e sua mãe, as pessoas normais sempre defenderão uma menina ameaçada pela presença de marmanjos em banheiros femininos.
Se até nos banheiros masculinos os homens estão enfrentando problemas provocados por homossexuais, por que estender agora essa insegurança aos banheiros das mulheres?
Cada vez mais, de forma descarada, shopping centers e outros lugares estão sendo usados como pontos de prostituição gay — bem nos banheiros masculinos. E, talvez por temor da obsessão anti-“homofobia”, os homens olhem e ignorem. Já presenciei homossexuais que, dentro do banheiro do shopping, ficam ali como canibais do sexo anal, olhando cada homem que entra, esperando uma oportunidade de sexo.
A lei 10.948/2001, que está sendo usada para garantir que o marmanjo gay tenha acesso aos banheiros femininos, é uma insanidade do PSDB. Embora o PLC 122 não tenha sido aprovado como lei federal, o governo estadual do PSDB aprovou uma lei anti-“homofobia” no Estado de São Paulo em 2001. A lei foi criada em resposta à reivindicação de dois homossexuais que estavam se beijando em público e se queixaram de pessoas próximas que se sentiram ofendidas. A lei do PSDB foi criada especificamente para proteger o erotismo homossexual em público.
Como resultado direto dessa lei:
Homossexuais dançaram de calcinha na Assembleia Legislativa de São Paulo em 2007, sem nenhum impedimento.
* Um pastor foi preso no centro de São Paulo, após pregar contra as práticas homossexuais.
* O Estado de São Paulo lidera o ranking de incitação de denúncias por “homofobia”.
* Um bêbado foi multado em quase 15 mil reais por chamar um homossexual de “veado”.
* Uma  igreja evangélica teve seus outodoors com versículos bíblicos violentamente removidos pela “justiça” de São Paulo.
Todas essas consequências vieram de uma lei específica para beneficiar dois gays que queriam a liberdade de se beijar em público, na frente de adultos e crianças.
Que tipo de lei farão agora para atender ao marmanjo gay que exige estar com meninas e suas mães nos banheiros femininos?
Enquanto isso, o que uma mãe deverá dizer à sua filha de dez anos que testemunhar um marmanjo gay no banheiro feminino? Ficar em silêncio para não ofender o marmanjo?


domingo, 29 de janeiro de 2012

O CRIADOR ETERNO NÃO CRIOU RELIGIÕES!


O CRIADOR NÃO CRIOU A RELIGIÃO E TAMBÉM NÃO CRIOU IGREJA EVANGÉLICA OU CATÓLICA OU A CHAMADA CENA GOSPEL E MUITO MENOS CRISTIANISMO. TUDO ISSO QUEM CRIOU FOI O HOMEM É SÓ PESQUISAR EM VEZ DE COMER COMIDA MASTIGADA E ESTRAGADA, QUE A RELIGIÃO ESTA OFERECENDO PARA MANIPULAR E CONTROLAR A VIDA DAS PESSOAS. É POR ISSO QUE HA GUERRAS, VIOLÊNCIAS DE TODOS OS TIPOS,INVEJAS,CORRUPÇÕES,FALTA DE AMIZADE E MUITO MAIS...!
A RELIGIÃO INVALIDA A VERDADE DA ESCRITURA E CRIA MONSTROS QUE INVÉS DE AMAR, ODEIA E MATA E VIVEM EM GUERRAS POR SEUS INTERESSES, POR NÃO ENTENDEREM QUE O FILHO DO CRIADOR MORREU NO MADEIRO PARA RESTAURAR O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO HUMANA, O AMOR! SABE QUANDO O MUNDO VAI SABER QUE SOU FILHO DO ETERNO PAI? QUANDO EU PASSAR A AMAR SEM PRECONCEITOS E INTERESSES, MAIS VOU SIMPLESMENTE AMAR.

 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. (JOÃO 15.12)

 O único padrão para medirmos a veracidade das coisas divinas continua sendo o mesmo que o Eterno entregou ao homem: a sua infalível Palavra, ou seja, as Sagrada Escritura. No mundo de hoje, com múltiplas seitas e múltiplas propostas de verdades religiosas, mais do que nunca precisamos nos apoiar no fundamento de nossa fé. Caso contrário, seremos arrastados por sutilezas de argumentos que, embora aparentemente racionais, não condizem com as verdades da Escritura.
E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas (Cl2.4). 

Nem todos pensam e ponderam o que escutam e por isso se deixam convencer por afirmações ou razões falsas.
Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.(Mt 15:9).
Além de racional, o homem é um ser emocional e social portanto influenciável por esses fatores. 
Invalidando assim a palavra do Eterno pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.(Mc 7:13) 

As pessoas buscam apoio para suas convicções em fontes turvas e se apóiam em alicerces frágeis, envenenando seu espírito e enveredando por caminhos que não pertencem ao Eterno Criador. 
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo o Filho do Eterno; (Cl 2:8) 

 Cremos na Palavra do Eterno como única norma para nossas vidas. A importância em excesso conferida a outras coisas tem afastado muitos do Caminho. E o pior: tem lhes causado um sentimento de segurança e satisfação que os impede de ver a verdade. 

Temos de conhecer o verdadeiro fundamento da nossa fé e esperança,que é o Amor e sobre esse fundamento construir os alicerces de nossa existência. 

À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva
(Is 8.20). 

domingo, 22 de janeiro de 2012

A Teologia da Prosperidade numa versão “bonitinha” e emocionante, para melhor enganar VOCÊ

Há algumas semanas, o Ministério Transforme Seu Mundo (TSM), dos pastores Rozane e Altomir Cunha, têm colocado em seu programa semanal de tv (arrendado do colega Pr. Silas Malafaia) na Rede TV um vídeo chamado “Semente”, onde mostram, numa edição que objetiva emocionar e manipular os telespectadores, a importância e o poder da tal “Lei da Semeadura ou da Colheita”. Essa lei tem sido divulgada nacionalmente nos programas do papa gospel da Teologia da Prosperidade, o Malafaia em pessoa.
Enfim, disponibilizamos o tal vídeo, com alguns comentários inclusos, que realçam passagens bizarras da explanação da pastora. É de chorar, é muito triste, mas mostra como os demônios podem se travestir de anjos de luz, ensinando abertamente heresias como se fossem algo divino e maravilhoso. Atentem para as imagens positivas e o tom de voz da pastora, escolhidos para dar uma ênfase espiritual e de bondade e amor à tal falsa doutrina.
Tristes esses dias em que vivemos, onde presenciamos o amor de muitos, ao próximo e a Deus, esfriar. E onde observamos crescer, na mesma medida, o amor ao dinheiro e aos tesouros aqui da terra.


Precisamos voltar ao Evangelho puro e simples no Festival Promessas da Rede Globo

É com muita tristeza que acabo de assistir à edição do Festival Promessas, evento patrocinado pela Rede Globo e que contou com a presença de vários artistas (pois só “louvam” cobrando cachê) e pastores gospel. Quem assistiu ao vivo, no Aterro do Flamengo (RJ), ouviu alguns pastores pregando durante os intervalos dos shows. Na edição da tv, isso foi cortado, afinal não dá audiência.

O que sobrou para o público da tv foi os artistas gospel cantando seus sucessos, apresentados pelo Serginho Groisman. Tudo bonitinho, mas será que foi para Deus?
A reportagem que saiu hoje no jornal Folha de São Paulo, replicada pelo Pavablog (http://www.pavablog.com/2011/12/18/a-festa-e-sua-hoje-e-um-novo-dia-de-um-novo-tempo-que-comecou-para-a-globo-e-os-evangelicos/) nos dá uma pista sobre os propósitos disso tudo, se é que alguém ainda não desconfiou.
Na reportagem, fica claro que esse festival gospel só existiu porque a Rede Globo está a cada dia perdendo audiência, precisando assim repor os telespectadores perdidos. Por outro lado, os que se dizem evangélicos estão em pleno crescimento, sendo hoje cerca de 20% da população. Assim, da mesma forma que houve a onda dos pagodeiros, a onda dos sertanejos, a onda do É o Tchan, a onda dos funkeiros, agora é preciso uma nova onda: a onda da música gospel.
Essa onda gospel está sendo testada há algum tempo. O mega-sucesso Faz um Milagre em Mim, do Regis Danese, estourou há algum tempo atrás em todo o país, sendo tocado também nas versões pagode, sertanejo e forró. Antes dele, o tal do Restitui. Esses sucessos mostraram que há um grande público ávido por músicas que falem de transformação pessoal, vitória, restituição e afins, e é claro que a Rede Globo viu aí um belo nicho de mercado a ser explorado.
Tudo bem, escolhido que a nova onda musical seria a evangélica, um problema: como se achegar a esse público, já que a Globo por anos foi considerada uma inimiga, também contribuindo para isso ao fazer minisséries sobre pastores corruptos, ou colocar uma personagem crente santinha-do-pau-oco numa novela das nove? Aí entra o Silas Malafaia.
O pr. Malafaia há tempos quer entrar na Globo. Seu grande sonho – e ele discorre sobre isso em alguns dos seus programas – é de ter um horário na Vênus Platinada. Daí a aceitar um convite da Globo para uma reunião, foi um pulinho. Nessa reunião, segundo a reportagem da Folha, o Malafaia sugeriu à Globo o tal Festival Promessas, como forma de se aproximar do público evangélico. A idéia foi aceita, mas como tudo precisa ser preparado, subliminarmente a Globo passou, nesse ano, a apresentar reportagens sobre eventos evangélicos (como as Marchas para Jesus) e a mostrar trabalhos sociais de algumas denominações, entre as quais os do Malafaia.
Missão dada, missão cumprida. E missão culminada hoje, onde no final do programa gospel global tivemos a triste surpresa de ver o Malafaia anunciando uma bíblia, editada pela Central Gospel. Isso na Rede Globo!!!

Enfim, já não são mais necessárias mensagens subliminares. Literalmente falando, o Malafaia fez comércio da Palavra de Deus na chamada Vênus Platinada. Quem tiver olhos para ver,  que veja.
Quem assistiu ao programa da Rede Globo pode ver, em rápidos flashs da multidão, lá no fundo umas faixas estendidas. Pois é, estava lá a turma do Movimento pela Ética Evangélica Brasileira com as camisetas e as faixas denunciando as heresias em nome de Jesus. Há dois vídeos sobre essa participação, que foi muito proveitosa pois muitos que ali estavam foram conversar sobre o porquê do protesto. Abaixo o vídeo reduzido, com aproximadamente 15 minutos. Há outro, com cerca de 39 minutos, com a filmagem integral (http://www.youtube.com/watch?v=_1LKwA7Ytp8):

Engana-se completamente quem crê que o acordo Rede Globo x Evangélicos será para que o Brasil se torne do Senhor Jesus. Na verdade, não passa de mais uma artimanha daquela que levanta e derruba quem ela quer aqui no Brasil. Essa emissora sugou ao máximo os pagodeiros, os sertanejos, os grupos de axé, os funkeiros, e fará o mesmo com os gospel, e após ninguém mais aguentar ouvir esse tipo de música o fará com outros estilos musicais. Não tem nada de bom nessa parceria, a não ser para os próprios cantores, que lucrarão horrores com a venda dos cd’s e shows pelo Brasil. Fora isso, nada de novo debaixo do sol. O Brasil continuará uma terra de desigualdades, a maioria dos evangélicos continuará indo nos domingos na igreja para pedir restituição e vitória financeira, sem se importar com o próximo ao lado. Enfim, o Império Global não será de forma nenhuma afetado. Ao contrário, pela Som Livre, a Rede Globo poderá controlar mais proximamente os tais gospel.
Quem tem olhos de ver, que veja. A Bíblia já nos alertava que no fim seria assim, que nos conformaríamos com o mundo, que o amor de muitos esfriaria, que cometeríamos apostasia. Mas a Palavra de Deus também dá um alento de esperança: um pequeno remanescente não se dobrará aos deuses desse mundo (Mamom, Vênus, Belial, etc), e sofrerá perseguições por amor a Jesus Cristo.
Que venham as perseguições, para a honra e glória de Deus.

Para refletir: qual Silas Malafaia prega a verdade? O antes ou o depois?

Encontrei o vídeo a seguir por uma comunidade no Orkut. São pregações do Pr. Silas Malafaia sobre a Teologia da Prosperidade, uma no início do seu minitério, a outra nos dias atuais. São só 10 minutinhos, ótimos para que reflitamos no porquê de muitos deixarem suas convicções religiosas a troco de “vitória em cristo”, de dinheiro puro e simples.

Essa pregação também é ótima para aqueles que “adoram” homens. Pois é: até quem está há 30 anos ininterruptos na televisão pode se desviar da verdade.

Por incrível que pareça, é o mesmo pastor que faz as duas pregações. Como a verdade é uma só, em alguma delas estará mentindo. Eu sei a resposta. E você, por maior fã do Malafaia que seja, ao final do vídeo saberá também.






“E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.“ 1 Coríntios 10:6-12

Voltemos ao Evangelho puro e simples,
O $how tem que parar!



Fonte: Vera Siqueira em Uma estrangeira no mundo

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Porque o $how tem que parar!

Espiritismo gospel, unções estranhas, teologia da prosperidade. Precisamos voltar a pregar a Escritura pura e simples de Yaohushua. Que Yaohu tenha misericórdia de nós.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

REDE GLOBO E SILAS MALAFAIA: DOIS TUBARÕES DE OLHO NO MERCADO GOSPEL

Malafaia e Globo
A TV Globo dedicou no domingo (18), 75 minutos de sua programação à transmissão do evento Festival Promessas, apresentação de nomes consagrados do mundo gospel que aconteceu no Aterro do Flamengo, atraindo cerca de 20 mil pessoas, número bem abaixo do esperado. Apesar disso, ícones da música gospel elogiaram o evento. Regis Danese, empolgado, diz que “a música evangélica atingiu um público sem precedentes” e a cantora Fernanda Brum disse que o Festival “abre um novo tempo para os evangélicos”.
Os números do Ibope confirmaram a expectativa da emissora, de que o segmento gospel é um grande filão do mercado publicitário e musical. Segundo a Folha Online, o festival teve tratamento VIP na Globo e consumiu R$ 2,9 milhões da Prefeitura do Rio.
Surpreendente mesmo foi a propaganda dos produtos do pastor Silas Malafaia no intervalo do festival. Bastou a propaganda ir ao ar para o nome do pastor ocupar rapidamente um dos primeiros lugar nos TTs do Brasil. As reações foram negativas, na sua maioria. Muitos viram com estranheza a propaganda da central gospel na Rede Globo. Outros ainda julgavam que esta era possivelmente a grande razão porque o pastor passou dias seguidos pedindo audiência para a Rede Globo.
O twitter do blog Púlpito Cristão postou: “Silas Malafaia ocupa o terceiro lugar nos TTs e o primeiro lugar no quesito “vergonha alheia”.” A frase foi por um grande numero de internautas, e incomodou muita gente.
Por meio de sua conta no Twitter, Malafaia também postou comentários sobre o festival Promessas:
“estou querendo entender alguns no meio evangélico. Tem gente criticando o evento da globo dizendo que tem interesse comercial!!”. E acrescenta: “pergunto novamente: Por algum acaso as editoras, e gravadoras evangélicas não tem interesse comercial?!!”
“Oramos por este momento, e os críticos de plantão falando asneira!! Isso é dor de cotovelo!! Deus estará sendo louvado em rede nacional!” . E finalizou: “assim que Deus faz. Quando os que deveriam abrir as portas fecham, Deus usa os ímpios para glorificá-lo”.
Segundo fontes do setor, no mercado gospel circulam R$ 2 bilhões anuais. Ao que tudo indica emissora fez do festival promessas seu cartão de visitas para este segmento em ascensão.
Estima-se que os evangélicos já sejam aproximadamente 20% da população brasileira, segundo o Novo Mapa das Religiões publicados pela Fundação Getúlio Vargas neste ano.


Aleluia! Chegamos lá! Que Bênção, o Brasil todo está vendo a música gospel na tela da Globo. Aha, Uhu, a Globo é nossa!

Pois é, essas são algumas frases que recebi de irmãos em Cristo sobre o Festival Promessas, promovido pela Rede Globo de Televisão. Ao contrário destes e de milhares de evangélicos deste país, eu não vejo esse evento com bons olhos. Na verdade, a impressão que tenho sobre este festival é a pior possível.
Ora, vamos combinar uma coisa? É ingenuidade da nossa parte achar que a Vênus Platinada, resolveu alegremente privilegiar a música evangélica brasileira, não é verdade? É claro que os interesses globais estão bem além dos ritmos e melodias entoadas pelos cantores evangélicos tupiniquins.
Isto posto enumero dentre muitas, pelo menos 04 razões pelas quais eu não assisti o Festival promessas:
1- A motivação da Rede Globo de televisão é exclusivamente financeira. É sabido que os evangélicos são os que menos pirateiam CDS e DVDS. Um publico deste tipo é interessantíssimo, o que contribui para o desejo platinado de adentrar em um mercado tão promissor.
2- A briga com a Record. A Globo nitidamente resolveu polarizar com a Rede Record tentando trazer para o seu lado milhões de evangélicos decepcionados com a TV de Edir Macedo. Na verdade, o objetivo final da emissora carioca é audiência, dinheiro e novos negócios além é claro de esvaziar a audiência da concorrente.
3- O famigerado show business evangélico. Os shows evangélicos afrontam o nome de Deus. Em nome de um cristianismo tosco, cantores comercializam a fé fazendo da adoração ao Senhor um grande e bom negócio.
4- A industria do entretenimento gospel. Em nenhum momento nós vemos nas Escrituras qualquer tipo de mandamento ou instrução por parte do Senhor de que a Igreja deveria promover entretenimento. A igreja foi chamada para glorificar a Cristo e pregar o Evangelho da Salvação Eterna. Ao fazer de Deus seu instrumento de lazer e descontração, a igreja peca contra o terceiro mandamento tomando o nome do Senhor em vão.
Pense nisso!
***
Renato Vargens é colaborador no Púlpito Cristão
Redação Púlpito Cristão, com informações do Christian Post e outros sites de notícia

SABONETE DO SANGUE DO CORDEIRO?

Sabonete gospel
Para você que não se sente perdoado em só orar para purificar de seus pecados! Seus problemas acabaram!!!
Já existe no mercado o sabão que vai deixar o corpo e a alma mais alvo que a neve! O sabonete do Sangue do Cordeiro… Sim, do cordeiro Gezuis!
Pecou??? Vai tomar banho! Literalmente…
Filho falou palavrão? Faz ele engolir esse sabonete!
Resumindo: Tem coisas que só o mundo Gospel faz por vc!
***
Vi no Webevangelista

Para Pensar!





RELEVANTE PARA O MUNDO OU TÃO RELEVANTE COMO O MUNDO?


O que esperar da igreja brasileira neste próximo ano? Uma igreja com uma pregação relevante para o mundo, ou uma igreja tão relevante para os homens como o mundo?
Não faltam pregações, músicas e “profecias” anunciando um evangelho que seja relevante para uma sociedade depravada, perdida e em profundas trevas. Mas o que é ser relevante? O que a igreja tem feito e entendido como atuação importante e vital para o homem em nosso contexto?
Em 2011, enriqueci bastante minha videoteca pessoal de vídeos esquizofrênicos gravados no interior de algum templo pseudo-cristão, assisti a verdadeiras orgiais “espirituais” como: um batismo realizado num toboágua, luta de MMA na nave do templo, garotos jogando Playstation no lugar onde deveria estar o púlpito da igreja, um site com as evangélicas mais “gostosas” etc. Em última análise, é isso o que a igreja brasileira (pelo menos grande parte dela) tem considerado relevante para o homem.
Se há alguns anos atrás muitas igrejas tinham dificuldade em manter seus jovens dentro do templo, pregando uma vida asséptica que não condizia nem com a realidade local nem com a realidade bíblica, hoje, “manter” uma boa parcela de jovens utilizando as dependências do templo tornou-se relativamente e momentaneamente fácil… o custo é alto, mas parece ser eficaz… se o que você quiser for apenas mantê-los utilizando as dependências do templo por um tempo. Para manter pessoas mundanas dentro da igreja, basta adotar a agenda do mundo.
E meus irmãos… como prospera esse mercado!
O problema obviamente é o custo disso. Comparado ao estrago feito na vida de milhares de adolescentes e jovens que frequentam igrejas dirigidas por pastores comprometidos com a carne e não com o Espírito, é realmente barato o valor gasto com aluguel de ringues para lutas ou de parques aquáticos. É muito barato um DJ e a locação de um sítio para uma “rave gospel”, se levarmos em conta que jovens e adolescentes sem formação e informação bíblica, mas profundamente mergulhados na cultura mundana inserida na igreja, após um pequeno e curto período de tempo dentro dos templos, são substituídos por outros iguais a eles, em um círculo infâme que se repete constantemente. Pois faltam olhos para uma liderança preocupada tão somente com o agora. Mentes tão dominadas pela cultura secular que vivem exatamente como o mundo, excetuando por uma Bíblia teen multicores nas mãos ou forma de uma bolsa cor-de-rosa (um tipo de Biblia-bag Barbie Teen).
Pastores culpam a TV por que meninas de 16 anos de sua igreja estão grávidas de rapazes, não “ímpios”, mas batizados, pregadores e quem sabe até pertencentes a algum ministério de street dance da igreja. Líderes de jovens um tanto perplexos porque a influência dos colegas da escola levam seus discipulados as drogas… Ora, não percebem estes cães cegos que eles são os culpados? Não percebem que ao tornar a igreja tão irrelevante, parecida e palatável quanto o mundo pode ser, deixaram de ser o agente ativo para tornarem-se meros espectadores da revolução que o mundo tem proporcionado dentro da igreja?
Onde estarão os ministros de louvor a criticarem os valores demoníacos pregados pela Globo em suas novelas quando todos eles assinaram contratos com a mesma? O que pregarão os pastores, outrora defensores de uma vida de santificação, quando suas igrejas são pátios do inferno e suas ovelhas sentem verdadeira repulsa a termos como doutrina, santidade e pureza? Onde estarão aqueles que pregavam uma vida de assepsia impossível e hoje estão entregues a toda sorte de imundícia oferecida pelo mundo?
Estes esperam mais um ano de prosperidade, de crescimento, de lama e podridão até que nem mesmo dor sintam em seus ossos… minha espectativa e esperança para 2012 é bem acanhada, um tanto utópica reconheço… Eu realmente espero que as trevas avancem “percentuamente” menos que em 2011. Eu realmente oro para que alguns cegos tornem a ver e uns surdos tornem a ouvir, e se necessário, que muitos mercenários pereçam antes de promover destruição em outras vidas.
Por Daniel Clós César

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

2012: Ano de quê mesmo?

Todos os anos é a mesma coisa. Os líderes eclesiásticos anunciam a "palavra profética" que guiará seus ministérios durante o decorrer do novo ano. Geralmente são frases de efeito tais como "Ano da Dupla Honra", "Ano da Conquista", "Ano da Multiplicação", "Ano da Restituição", etc.

Eles bem que poderiam ser um pouco mais criativos, lançando frases como "Ano da Humildade","Ano do Amor ao próximo", ou "Ano do Perdão", e admitir que não se trata de palavras proféticas, mas tão-somente de slogans cujo objetivo é atrair o interesse das pessoas para os seus ministérios. Tudo não passa de marketing.

Mas quem se sentiria atraído por tais slogans? Quem está interessado em servir ao semelhante, perdoar os inimigos, andar humildemente? Todos querem mesmo é ter suas necessidades supridas, seus desejos saciados, seus sonhos realizados.

Enquanto isso, entidades seculares lançam campanhas de conscientização contra o racismo, a corrupção, a devastação do meio-ambiente, etc. A Igreja Católica, por seu turno, lança campanhas falando de solidariedade, fraternidade e até de ecologia.

Se a igreja evangélica não der uma guinada de 180 graus, vai acabar perdendo o pouco que lhe resta de credibilidade e pertinência.

O fato é que, tornamo-nos agremiações religiosas anacrônicas, centradas em seu próprio umbigo, indiferentes às demandas da sociedade. Só damos a cara a tapa quando o assunto é de ordem moral, como o homossexualismo. Não estamos preocupados com a corrupção crônica de nossa sociedade, nem com questões éticas e sociais. Nossas marchas são sempre com a intenção de demonstrarmos nosso capital político, a fim de barganharmos com os poderes constituídos. Não somos boca para os mudos, nem mãos estendidas para os excluídos.

As igrejas deixaram de ser voz profética em favor do oprimido, para tornarem-se franquias de ministérios megalomaníacos, cuja mensagem é pasteurizada, os cultos padronizados, e os obreiros (cópias fiéis de seus líderes) produzidos em série numa escala industrial. Por isso, sucursais (não congregações) pipocam a dois por um em todo território nacional.

O mundo nos menospreza, e não sem razão. Deveríamos nos envergonhar desse triunfalismo infantil e barato, voltando-nos para fora de nós mesmos, isso é, na direção do outro, de suas necessidades, de seus questionamentos.

Em Sua primeira aparição pública após o batismo, Jesus escolheu uma passagem das Escrituras e leu-a em plena sinagoga, usando-a como anúncio de intenção do Seu ministério:

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar boas-novas aos pobres. Enviou-me para proclamar liberdade aos cativos, dar vista aos cegos, para libertar os oprimidos, e anunciar o ano aceitável do Senhor." Lucas 4:18-19

Infelizmente, fazemos uma leitura espiritualizada desta passagem, perdendo sua essência subversiva e revolucionária. Os pobres em questão não eram pobres espirituais, e sim vítimas daquele sistema corroído pela injustiça. Além de pobres, Jesus também os chama de cativos, cegos e oprimidos. Aquele era o anúncio da chegada de um novo tempo, chamado de "Ano aceitável do Senhor". Tratava-se da proclamação da chegada do Reino de Deus, em que vigoraria a graça, e que priorizaria os excluídos e marginalizados pelo sistema.

Acabando de ler essa passagem, Jesus "fechando o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Os olhos de todos na sinagoga estavam direcionados para ele. Então começou a dizer: Hoje se cumpriu esta Escritura que acabastes de ouvir" (vv.20-21).

Aquele "ano aceitável" ainda não terminou. Independentemente do calendário a que estamos submetidos, aquela palavra não perdeu sua vigência. É sob ela que a igreja cristã deve avançar, ignorando agendas políticas e ideológicas, e promovendo a subversão reinista.*

O problema não é adotarmos slogans, lemas anuais, ou coisa parecida. O problema é perdermos o foco, voltando-nos para nossos projetos pessoais em detrimento do projeto do Reino. A igreja Reina, à qual sirvo como bispo, também adota lemas anuais. O deste ano é "Escolhidos para acolher os esquecidos". Com este lema, queremos enfatizar o fato de que, se fomos escolhidos, não foi para viver em função de nós mesmos, e sim, para abraçar os rejeitados. A escolha soberana de Deus não deve ser vista apenas como um privilégio, mas como um voto de confiança. Porém, para nós, este não é o "Ano dos Escolhidos" ou coisa parecida. Mas continua sendo o "Ano aceitável do Senhor".

Espero que esta reflexão contribua para o amadurecimento da igreja cristã no Brasil.

Tenham todos um 2012 surpreendente, repleto de amor, sinceridade, perdão, fidelidade, e todas as virtudes impressas em nosso caráter pelo Espírito da Graça.


Fonte: Hermes C. Fernandes em seu blog

No embalo gospel de sábado à noite

"Eu e minha noiva nos divertimos muito, dançamos, cantamos e saímos de lá às 3 horas da manhã com a alma purificada", diz o publicitário Fábio Faroni. O casal estava num show da Ivete Sangalo ou de Ed Motta? Não. Eles estavam na Balada LoCAL da Comunidade Apostólica Livre, a qual, segundo matéria da revista Up!Gospel (nº 8, ano 2), "agitou mais de 400 pessoas com ritmos como eletrônico, black e forró".

Na Cristoteca, há uma missa à meia-noite e depois o som segue rolando até a alvorada. Tem ainda: Gospel Night - a festa, Pré-Reveillon Gospel, Gospel Night Fantasy, Festa Jesuína, Cristoteca,... Os sons são diferentes, mas a linguagem é a mesma para agitar o esqueleto evangelizado, mexer o corpitcho batizado, curtir a vida transformada que Jesus-me-deu!

A questão não é discutir se há honestidade espiritual ou não nas estratégias formuladas pelos líderes religiosos ou se o público-alvo é de fato atingido pelas mensagens musicalizadas. Mas há alguns pontos a ponderar nas propostas de eventos como a balada gospel, pontos estes que são logo atacados com frases do tipo “é melhor isso do que a balada secular”, ou “as igrejas estão atraindo os jovens”, e ainda, “o jovem evangélico precisa se divertir”.
Se colocarmos uma interrogação ao final das frases em negrito, pode-se ter uma pausa para reflexão antes que se entre no clima do “batidão”. Primeira: É melhor isso do que a balada secular? O “isso” nada mais seria que a reprodução dos festejos dos baladeiros noturnos, com a simples retirada do álcool e do fumo. Faz-se uma missa à meia-noite e mexe-se as cadeiras até o galo cantar três vezes, para então sair dali com a sensação de que ser cristão é “legal”, é “massa”, é “da hora”?

Segunda interrogação: As igrejas estão atraindo os jovens? A palavra-chave é mesmo “atração”. Se está escrito que “Eu [Cristo], quando for levantado da Terra, atrairei todos a Mim”, é fato que, hoje, quando o funk levanta poeira, atrai muita gente. Assiste-se atualmente a um modelo de atração de público jovem para reuniões em que há muita religiosidade, mas pouca religião. Cantores de grande vendagem, músicas pop-religiosas, luzes estrobocópicas: isso tudo fascina o jovem público que encontra nas grandes concentrações religiosas, em logradouros públicos ou em salões particulares, um genérico das baladas e shows populares.

Denomino de “genérico” porque o princípio ativo é o mesmo. Isto é, aquilo que desencadeia as reações psicossomáticas (em português, as reações mentais e corporais) do público não são as letras, mas a intensidade sonora e a capacidade dinamogênica do ritmo e da canção.

Se o gospel pudesse ser reduzido a um esquema seria assim: a estilos como funk, axé, dance e balada acrescenta-se o termo "gospel". Essa junção de palavras, que parece não ser nenhum anátema, passa a ditar o índice de maior ou menor atratividade jovem. Os cantores, auto-denominados ‘levitas’, dão autógrafos, têm comunidades concorrentes no orkut (com pesquisas tipo ‘quem canta melhor’), e reproduzem o modelo de comunicação dos astros pop por meio de sua postura no palco, seus figurinos e seus comandos de voz (‘tira o pé do chão!’). Além disso, são recebidos nos shows com estridência por um público que também reproduz o comportamento de fãs histéricos do mundo musical pop.

As letras religiosas seriam o diferencial? As letras podem até ajudar a derreter corações de pedra, mas elas submergem na atmosfera de rave criada para entreter e divertir. Embora as letras apresentem temas da vida evangélica, a embalagem melódica e de arranjo reproduz os estilos musicais da moda e a indústria gospel imita o caráter de atração jovem e divulgação musical da indústria fonográfica pop, estimulando o comportamento de baladeiro e fã por parte do jovem fiel.

Por último: O jovem religioso precisa se divertir? Ora, isso é elementar. Afinal, sem um pouco de lazer, recreação e leve entretenimento não há cristão que suporte o rojão contemporâneo. Contudo, quando a diversão deixa de ser um momento da semana para se tornar o estilo de vida, algo está se perdendo na caminhada, e este algo pode ser um sentido mais profundo do que é conversão. Se conversão significa mudança de direção, como ainda repetir os maneirismos de interpretação, a histeria fanática, as caras e bocas, os adereços e os figurinos dos artistas, as melodias e arranjos da música pop mais descartável da mídia?

“Haja entretenimento” - o mandamento da nossa sociedade do espetáculo passou a ser a palavra de ordem para a sobrevivência das igrejas na modernidade.


Fonte: Joêzer Mendonça em Nota na Pauta