Portanto seres pensantes questionam e muito! Como os nossos irmãos de Beréia. Seria isso apavorante? Não, nem um pouco. Penso...logo existo! Para Descartes pensar é sinal de existência, no evangelho de hoje, quem pensa não consegue subsistir. "Penso, logo existo" (Descartes) "Não pense, faça o que eu digo" (Alto Clero Evangélico)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Assim Caminha a Cristandade...


Carlos Moreira

Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está dentro de vocês". Lc. 17:20-21.

O Sagrado em Israel se descaracterizara como experiência religiosa bem antes do tempo Jesus.  Na verdade, a fé para os judeus havia se transformado num poderoso sistema que possuía dois grandes tentáculos: um político e o outro econômico. Assim como nos nossos dias, os que mercadejavam o espiritual perceberam que manipular com a fé das pessoas era um extraordinário e lucrativo negócio.

O texto citado acima nos dá a dimensão exata do que estava acontecendo naqueles dias... Mas nós não conseguimos discerni-lo com todos os seus matizes porque o “cenário” no qual os fatos se passam nos é totalmente estranho. No encontro inusitado entre Jesus e os Fariseus, a questão principal não é o que parece estar evidente, ou seja, o Reino de Deus, mas o que está subliminar – o reino dos homens.  

Ora, isto pode ser visto claramente na pergunta, aparentemente “espiritual”, – “mostra-nos o teu Reino”. Ela não tinha nada a ver com os conteúdos, valores e princípios éticos do Evangelho de Jesus. A preocupação estava centrada apenas nos aspectos institucionais – nas estruturas físicas (templo, sinagogas), nos códigos regulamentares (a Lei e os Profetas), no centro de decisão (o Sinédrio), nos rituais “litúrgicos” (sacrifícios, oferendas), ou seja, o que estava em “jogo”, era entender quais os mecanismos que compunham a “engrenagem” que o Galileu estava anunciando. E isto era “bastante razoável”, uma vez que o “sistema” que eles possuíam já estava há anos sendo “tecido” pela aristocracia judaica, pelas castas sacerdotais e pelos grupos religiosos e, o melhor de tudo, “operava” perfeitamente.     

A religião judaica criara uma opulência que entorpecia o ser. Era um conjunto de ritos e mitos que sacralizava o banal, petrificava o coração, cauterizava as percepções e roubava as emoções. Em torno de tudo aquilo girava uma “máquina” de fazer dinheiro, e era muita grana que circulava em torno do templo, o “centro espiritual” de toda a engrenagem, e de onde os recursos eram distribuídos para manter as benesses de muita gente e para bancar o “custo” da estrutura que era, sem dúvida, muito cara.

Aí vem Jesus que, em vez de propor manter a opulência do “negócio”, trás a mensagem de ressignificação da consciência! O Reino de Deus, anunciado através do Evangelho do Reino, não tinha “donos”, nem “trono”, nem ditames humanos, nem regras, nem lei, nem sacrifícios, nem intermediários sacerdotais, nem traficantes de influências espirituais, nem castas religiosas, nem comércio do sagrado, nem barganhas com a divindade, nem nada! Era a proposta de um Reino que crescia de dentro para fora, que instaurava valores no coração a partir de uma reconstrução da consciência. Por isso a discrepância tão grande entre um projeto e o outro. Agora dá para entender porque a proposta de Jesus era tão bizarra para aquela moçada, porque ela, simplesmente, desmantelava com o sistema inteiro!

O Evangelho do Reino é contra-cultura! É algo que se impõe para derrubar a cultura vigente. É subversão silenciosa, pacífica, de boca em boca, de casa em casa, de pequenos gestos, de serviço ao próximo, de amor ao necessitado, de acolhimento ao excluído. É uma lógica totalmente diferente! O sistema diz: ajunte, acumule, recolha. O Evangelho do Reino responde: espalhe, compartilhe, distribua. Onde um diz: seja servido; o outro preconiza: torne-se servo. Onde um diz: seja o primeiro; o outro afirma: seja o último. Onde um diz: busque reconhecimento; o outro adverte: faça tudo em secreto. Onde um diz: se exalte; o outro ensina: se humilhe. E ainda tem a segunda milha, a túnica junto com a capa, a face para o que o fere, o perdão setenta vezes sete... É metanóia!

Mudar a cultura é mudar a forma como as pessoas vivem. E isto varia de época para época, pois a cultura é um subproduto do social e do humano. É antropológica e temporal, segundo Vergílio Ferreira. Não foi diferente com Jesus. Em seus dias Ele lidava com vários tipos de culturas e filosofias distintas: os epicuristas, os estóicos, os cínicos, os céticos, além de toda a influência helênica – 600 anos de pensamento grego sincretizado com os cultos de mistérios egípcios, culto ao imperador, religiões pagãs e por aí vai... Mas o Evangelho do Reino, pregado pelo Nazareno, e depois pelos seus discípulos, propunha uma contra-cultura que desmantelava com tudo aquilo. E eles subverteram o mundo com a mensagem da paz, da esperança e do amor! E eu lhe afirmo: se já foi feito antes, pode ser feito novamente...

Geraldo D’Almeida Alves nos questiona de forma instigante: “para que servem cultura e filosofia? Na verdade, elas são imprescindíveis ao próprio existir humano. Um homem sem cultura não existe, e a filosofia existe justamente para que toda atividade humana possa ter significado.


Quando a cultura muda, as pessoas mudam. Por isso Jesus queria estabelecer um novo Reino (uma nova consciência – cultura), baseado num Evangelho que tinha um “vinho novo” (valores e princípios). De lá para cá, vimos o mundo mergulhar em muitas crenças e culturas diferentes: a medieval, a renascentista, a moderna e agora, a contemporânea. Mas o que fez o cristianismo durante este período? Que propostas trouxe como contraponto, como contra-cultura para enfrentar os sofismas e as vãs filosofias? Eu lhes respondo: quase nada. E está ficando cada vez pior... Quem somos nós hoje? Como somos vistos? Como somos interpretados? Quem está disposto a ouvir nossa mensagem? E o principal: por que será que isto está acontecendo? Eu não tenho todas as respostas, mas tenho minhas “teses”. Você não precisa concordar com elas, mas pode a partir delas expandir sua consciência e buscar construir seus próprios “mapas”. Contudo, lembre-se: respostas que não produzem mudanças tornam-se apenas filosofia de botequim.

O problema é que nós nos conformamos à cultura vigente. Nos amoldamos, nos amalgamamos a tudo o que esta posto aí. Vivemos como todo mundo vive, corremos atrás das mesmas coisas, nossas famílias são pautadas pelos mesmos valores, nossos filhos são criados do mesmo jeito, nossos negócios são conduzidos da mesma forma, nossas “igrejas” viraram empresas! A proposta deveria ser exatamente outra: deveríamos nos rebelar pacificamente! Deveríamos denunciar de forma ordeira! Onde está a nossa voz profética? Ela se tornou “profétida” tantos são os escândalos nos quais estamos envolvidos. Não há mais diferença, como afirmava o profeta Malaquias, entre o que serve a Deus e o que não serve. Todos são iguais, participam das mesmas práticas, se envolvem nos mesmos conluios, vivem pelos mesmos princípios.

Alguém recentemente me perguntou: “mas pastor, eu vou ter de criar meu filho diferente de todos os outros?”. E eu respondi: “para que então você quer servir a Deus se não está disposta a fazer diferente e fazer diferença!”. Os crentes hoje são execrados na sociedade e com toda a razão, na grande maioria dos casos. Os piores profissionais que trabalharam na minha casa e na minha empresa eram “evangélicos”. Gente de duas conversas, que nunca cumpria prazo, que empenhava a palavra e não a honrava. É o empresário “evangélico” usando caixa dois, meia nota, propina para fechar negociatas, sonegação fiscal, e por aí vai. Qual a diferença?! Onde está a contra-cultura do Reino? E alguém me diz: “mas se eu fizer tudo certinho vou quebrar meu negócio”. Ora, então mude de profissão! É melhor perder o negócio e preservar a salvação e a vida eterna, do que ir para o inferno com o negócio e tudo!

Está achando o discurso duro? Então faça uma pesquisa sobre o que a sociedade acha dos cultos de catarse que promovemos para espoliar as pessoas. Pergunte aos seus amigos e vizinhos o que eles acham dos “evangélicos”. Veja se não estamos associados à idéia de gente perversa, julgadora, presunçosa, arrogante, falsa... Pergunte a deputados e senadores sérios – ainda existem alguns – o que eles acham da bancada “evangélica” no Congresso Nacional? Eu que sou pastor que o diga. Não há ninguém que não me olhe e não ache que eu sou ladrão, manipulador ou aproveitador. E aí me vem, do nada, um fulano querendo saber da marca da besta do apocalipse! Ora meu mano, a marca da besta já está aí, presente em tudo o que se faz neste “sistema” no qual nós estamos imersos. Ela existe desde Caim, que ficou com sua fronte marcada para que todo homem soubesse que ali estava alguém que vivia em desacordo com a vontade de Deus. Não precisa de marca no pulso, na testa, de número 666, porque tudo já está “tatuado” no coração, enraizado em práticas perversas, assumido por uma consciência anestesiada, incapaz de discernir o que o Espírito está falando a Igreja.

E assim vamos vivendo. Misturados ao todo e diluídos na massa, sequer aparecemos. Somos considerados gente de gueto, povo de segunda categoria, seres que não pensam, confraria de tolos. Não influenciamos, mas somos massacrados pelo marketing, pela mídia, pela cultura da aparência, do parecer ao invés do ser, dos valores pagãos, da fé commoditizada, mecanizada, robotizada, que produz uma massa de alienados que não consegue nem influenciar os que estão em suas próprias casas.

É amigos, parafraseando o Lulu Santos, assim caminha a cristandade, com passos de formiga e sem vontade. Até quando? Não sei. Mas parece que algo começa a acontecer, lentamente, silenciosamente. Há uma geração se levantando contra essas coisas, anunciando que Evangelho não é isto, que Jesus nunca propôs nada do que aí está. A revolução não começa nas estruturas, nas denominações, nos grupos se matando uns contra os outros, mas na consciência, numa nova hermenêutica, na ressignificação dos valores e das verdades do Evangelho do Reino, na restauração do ministério profético.

E quando menos se esperar, surgirá de onde não se imagina, dos anônimos de bairro, dos discípulos que estão com a mão na massa, nas chagas das pessoas, socorrendo os desabrigados da Terra, os excluídos da sociedade, porque esta é a Igreja de Jesus. Ela está aí, como sal dissipada pelo mundo, ativa, falando nos blogs "subversivos", na cabeça de pensadores e escritores que fomentam novas idéias, no púlpito de algumas Igrejas, nos corredores dos hospitais, dos presídios, nos encontros de pequenos grupos.

Por isso, saiba: a “massa do bolo” está crescendo e o “caldo está engrossando”. Desta forma, preste atenção! O Evangelho do Reino está sendo pregado novamente e as profundas mudanças por ele trazidas estão a caminho e nada, absolutamente nada, poderá impedi-las de subverter novamente a sociedade e trazê-la para um encontro definitivo – restaurador e pacificador – com o Deus de toda a vida! E nem altura, nem profundidade, nem coisas do presente, nem do porvir, nem principados nem potestades, nada poderá deter o que já se iniciou por vontade única e exclusiva do Senhor de toda a Terra. Quem vai pagar para ver?

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

humanos transgenicos



Enganadores do Fim dos Tempos



Entre outras terríveis circunstâncias que caracterizam os perigosos dias no final desta era (II Tim 3:1-5) há enganação generalizada partindo de pessoas ímpias:


Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 
(II Tim 3:13)

Quando uma pessoa é enganada, ela é levada por uma falsa aparência ou declaração.  Tal pessoa pensa que as coisas são de uma forma quando na realidade são de outra.  Este tipo de coisa se proliferará nos últimos dias, especialmente religiosamente.

Jesus ALERTOU os Cristãos Acerca da Enganação Religiosa!

A primeira coisa que Jesus mencionou quando Ele respondeu as perguntas de seus discípulos sobre os sinais de Sua vinda no final desta era foi para se prestar atenção aos enganadores religiosos:

Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane.  Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão.  (Mat 24:4;5)

Falsos Profetas

O Senhor também mencionou que os falsos profetas serão bem sucedidos em seus enganos.  Isto deveria deixar todos os cristão em prontidão, do ponto de vista espiritual, porque muitos serão enganados:

Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;  (Mat 24:11)

Falsos Profetas e Falsos Cristos que Fazem Milagres

O Senhor Jesus continuou dando detalhes sobre como os falsos cristos e falsos profetas enganarão as pessoas:

porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.  (Mat 24:24)

Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos.  (Marcos 13:22)

Você percebeu que sinais e milagres podem ser realizados por enganadores?  Ainda mais, eles parecem ter como designo enganar os eleitos, se isso fosse possível!  Algumas pessoas pensam que isso não é possível, digo, que os eleitos sejam enganados, mas nós aprendemos a partir de outras passagens das escrituras que isso definitivamente é possível: 

e as suas palavras alastrarão como gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto, que se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição é já passada, e assim pervertem a fé a alguns.  (II Tim 2:17;18)

Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo.  Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais!  (II Cor 11:3;4)

Paulo claramente acreditava que os eleitos poderiam ser enganados, pois ele mencionou dois falsos mestres pelo nome e declarou que a mensagem deles perverteu a fé de alguns cristãos.  Ele também demonstrava preocupação pelos cristãos de Corinto, achando que eles poderiam ser enganados como Eva foi. 

Enganadores podem também ter Fala Mansa

 e podem ser Gentis e Lisonjeiros

Há ainda outro tipo de enganador.  Este tipo tem fala mansa exatamente como o pessoal da Televisão e Rádio, que se expressam tão bem:

Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes.  (Rom 16:18)

Enganadores podem usar Argumentos Persuasivos

Falsos mestres podem apresentar argumentos que parecem plausíveis:

para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.  Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.  (Col 2:2-4)

Outro Tipo de Enganador

Ainda existe o seguinte tipo de enganador:

Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo.  (II John 1:7)

Testemunhas de Jeová são Enganadores

Certamente, uma das formas com a qual o diabo tem enganado muitos é através dos Testemunhas de Jeová.  Além de suas muitas falsas previsões sobre o fim do mundo que as pessoas precisam estar cientes, ainda há outra mensagem.  Observe a seguinte advertência:

Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles.  (Lucas 21:8)

O fundador das Testemunhas de Jeová, Charles Taze Russell, escreveu uma coleção de livros em seis volumes intitulada Studies in the Scriptures na qual suas distorções doutrinárias são apresentadas.  Seu segundo volume desta coleção é intitulado The Time is at Hand (“O Tempo é Chegado”), as exatas palavras que Jesus disse que os enganadores declarariam!  (Por favor, fique atento também a outros enganadores tais como Mórmons, Adventistas do Sétimo Dia, Muçulmanos e Católicos).

Um Alerta quanto a Volta de Jesus

Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto.  Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição,  (II Tess 2:1-3)

Com todo o burburinho acerca do Arrebatamento* Pré-tribulacionista*, o qual alguns dizem que pode ocorrer a qualquer momento, Paulo nos forneceu detalhes para que não venhamos a nos enganar.  Observe no texto acima que dois eventos que ele citou devem anteceder o arrebatamento da igreja.



[*Arrebatamento: é o ajuntamento da Igreja de Jesus nos ares para encontrá-Lo no fim dos tempos. 

*Pré-tribulacionista: é a doutrina que acredita que o arrebatamento ocorrerá antes da grande tribulação dos últimos tempos.]

Os Milagres Satânicos Enganarão

Alguns acharão difícil de crer que o Anticristo e o Falso Profeta realizarão milagres, mas com certeza eles realizarão:

a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.  (II Tess 2:9;10)

e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.  (Apo 13:14)   E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.  (Apo 19:20)

Na verdade, até demônios conseguem fazer milagres:

Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.  (Apo 16:14)

Doutrinas Demoníacas farão alguns Cristãos Decaírem

Demônios conseguem fazer diversas coisas, mas talvez a obra mais chocante de um demônio é forjar doutrinas e ensinamentos que prejudicarão alguns cristãos mesmo a ponto de chegarem a abandonar o Cristianismo:

Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,  (I Tim 4:1)

Nós Podemos nos Auto-Enganar!

Acredite ou não, é até possível se auto-enganar!  Leia as passagens abaixo e veja como isso pode ocorrer:

E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.  (Tiago 1:22)

Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.  (I João 1:8)

Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã.  (Tiago 1:26)

Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.  (Gal 6:3)

Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio.  (I Cor 3:18)

O Diabo tem estado Enganando desde o Jardim do Éden

A primeira vez que lemos sobre o diabo, é sobre o seu trabalho como enganador.  (Ele foi bem sucedido em sua enganação com Eva quando ele primeiro ensinou Gen 3:4, o qual será discutido logo adiante):

Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo.  (II Cor 11:3)

E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão;  (I Tim 2:14)

O Diabo é um ENGANADOR Muito Bem Sucedido

É impressionante que a mais notável característica com a qual o diabo é mencionado na passagem abaixo é por sua habilidade de enganar pessoas:

Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.  (Apo 20:3)

e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.  (Apo 20:10)

(Observe: o destino final do diabo será tormento sem fim, juntamente com todas as pessoas que morrerem em condição de não salvas!  Isso reflete como a salvação é importante.)

O Pecado é Enganoso

Além de todos os vários métodos que o diabo tem para enganar as pessoas, nós temos que estar cientes que o pecado propriamente dito é enganoso.

Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou.  (Rom 7:11)

Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial;  (Heb 3:12-14)

O pecado pode levar cristãos à morte espiritual e deve ser resistido até o sangue:
Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado;  (Heb 12:4)
(Observe:  Os cristãos estão em luta contra o pecado.  O pecado ainda é questão primordial para os cristãos.)

Até mesmo o Coração de uma Pessoa pode ser Enganoso

Chocante, porém verdadeiro; nós não podemos sequer deixar nosso próprio coração nos levar, porque este também pode ser enganoso.  Nós temos que exaltar as escrituras à posição de primazia quanto a avaliar o que é verdadeiro e falso, mesmo acima de nossos próprios sentimentos e pensamentos:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?  (Jer 17:9)

Os Não Salvos estão Enganados!

Uma das melhores maneiras de se descrever uma pessoa não salva está no versículo abaixo:

Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros.  (Titus 3:3)

Observe:  Todos os não salvos estão enganados.  É por essa razão que eles não vem a Jesus para obter salvação.  (Somente uma pessoa enganada não viria ao Senhor Jesus para receber a salvação.)

As Conseqüências do

Engano Original do Diabo acerca do Pecado

A mentira original do diabo é encontrada em Gen 3:4:

Disse a serpente à mulher: ‘Certamente não morrereis.’

O diabo mentiu acerca do pecado acarretar morte espiritual.  Esta é a mesma mensagem que hoje em dia é espalhada pelos vários mestres populares da doutrina da “segurança eterna” do crente (ou “perseverança dos santos”), assim como Charles Stanley, Chuck Swindoll, John Mac Arthur, Charles Ryrie, Dave Hunt, etc.  Eles negam que o pecado na vida de um crente pode resultar em morte espiritual.  A passagem a seguir do verdadeiro professor da graça, Paulo, declara o oposto quando aprendemos que o pecado pode impedir o cristão de herdar o reino de Deus e colher vida eterna. 

Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.  Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.  Portanto não sejais participantes com eles;  (Ef 5:5-7)

Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.  (I Cor 6:9;10)

Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.  Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.  E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.  (Gal 6:7-9)

Um tipo de engano comum por milhares de anos tem sido a eterna segurançaEm vez de crerem nas claras passagens que acabaram de ser citadas, alguns ainda preferem crer neste mito doutrinário.  Observe também a clareza das passagens a seguir.

O Pecado Pode Resultar em Morte Espiritual

Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.  Não vos enganeis, meus amados irmãos.  (Tiago 1:14-16)

Outras passagens bíblicas que também comprovam o que está acima são:

porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.  (Rom 8:13)

Quando o justo se apartar da sua justiça, praticando a iniqüidade, morrerá nela; e, quando o ímpio se converter da sua impiedade, e praticar a retidão e a justiça, por estas viverá.  (Ezeq 33:18-19)

Não Seja um Mentiroso

A seriedade de ser um mentiroso assim como o diabo é, o qual é chamado de pai da mentira (Jo 8:44), está mostrado na passagem abaixo:

Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.  (Apo 21:8)

Portanto, mentirosos irão para o lago de fogo.  A passagem a seguir similarmente mostra que eles serão excluídos da Nova Jerusalém:

E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.  (Apo 21:17)

COMO NÃO SER ENGANADO

Com todos esses enganos correndo soltos, é vitalmente importante não ser enganado.  Por favor, observe as próximas duas passagens bíblicas:

Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.  (I João 4:1)

mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom;  (I Tess 5:21)

Os cristãos não devem acreditar em qualquer coisa!  Em vez disso, nós somos aconselhados a por tudo e todos à prova.  Isso significa que qualquer visão, sonho, profecia, ensino, testemunho, experiência, sentimento, etc. deve ser comparado com a mensagem da Bíblia.  Veja II Tim 3:16;17.  Se tais mensagens não baterem com as da Bíblia, estas não podem ter sido produzidas pela mesma fonte, ou seja, Deus.  Guarde o que for bom, conforme mencionado em I Tess 5:21, isso significa guardar o que for verdadeiro, assim como mostrado nas escrituras.  Rejeite tudo o mais como veneno mortal.

O circo gospel







Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora enganariam até os escolhidos.Mateus (NT) 24:24

O paganismo infiltrado no Cristianismo

Comércio nas igrejas