Portanto seres pensantes questionam e muito! Como os nossos irmãos de Beréia. Seria isso apavorante? Não, nem um pouco. Penso...logo existo! Para Descartes pensar é sinal de existência, no evangelho de hoje, quem pensa não consegue subsistir. "Penso, logo existo" (Descartes) "Não pense, faça o que eu digo" (Alto Clero Evangélico)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

O Nível mais elevado da santidade

A Santidade de fato; a santidade no nível mais elevado; a santidade PURA EM SI MESMA. É claro que essa é uma expressão muito pobre porque santidade tem que ser PURO.


A Santidade de fato; a santidade no nível mais elevado; a santidade PURA EM SI MESMA.   É claro que essa é uma expressão muito pobre porque santidade tem que ser PURO. Mas o nível de santidade que é santidade de fato somente começa na medida que nós conhecemos o amor de Cristo. A santidade que decorre do conhecer o amor de  Cristo; a SANTIDADE  que decorre do conhecer o amor de Cristo e de experimentar o amor de Cristo  não se compara a santidade que decorre da obediência aos  mandamentos.  É uma  santidade de qualidade muito superior.  Eu creio que muitos crentes irão entrar no céu somente por causa da OBEDIÊNCIA.   A SANTIDADE  em si mesma somente começa a ser realidade a medida que nós começamos a conhecer o amor de Cristo.   Diz a palavra, e o Espírito Santo está  orando junto com a Igreja por isto :  “ Rogo, suplico, clamo para que eles sejam enraizados e fundados em amor, até que possam conhecer o amor de Cristo que excede todo o entendimento, todo conhecimento para que sejais cheios da PLENITUDE DE DEUS.
Podemos definir a Santidade  ?
                      A conceituação e a definição de santidade em termos concretos não precisa da   definição de palavras e nem tão pouco de  termos.
                     SANTIDADE É O OPOSTO DO PECADO;  OU SE TEM  PECADO OU SE TEM PUREZA . A PUREZA É A SANTIDADE.  A pureza passa pelo espírito, alma e corpo. As obras da ca e são as formas variadas do pecado. A santidade se manifesta a partir  do FRUTO DO ESPÍRITO. O fruto do Espírito é SANTIDADE. E  nós vamos ver a santidade se manifestando em PUREZA, EM RETIDÃO, JUSTIÇA. O SALMO 97 DIZ QUE O TRONO DE Deus foi estabelecido em justiça e retidão.
“  Nuvens escuras e espessas o cercam; retidão e justiça são a base do Seu trono”(NVI) (Salmos 97.2)
A Santidade  procedente da Obediência e do amor de Cristo
                       Quando nós precisamos da obediência a lei, quando precisamos do muro ser levantado  para  nós passarmos e não cairmos do outro lado  essa ainda não é a santidade que o PAI PROCURA.
                   Creio que muitos crentes irão entrar no céu apenas com a santidade decorrente da obediência.
                         Alguém que CONHECEU  a Jesus, o evangelho de Jesus Cristo (isso é conhecer a Jesus, pois o evangelho de Jesus é Jesus). Muitos conhecem a doutrina evangélica e se transformam  em  EVANGÉLICOS, mas não estão em Cristo.  Lemos em  Romanos 8  que
 “AGORA NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS, OS QUAIS NÃO ANDAM SEGUNDO A CARNE MAS SEGUNDO O ESPÍRITO”.
                     Agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo, ou seja, “DESDE AGORA” não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. Isto não é para os que estão MEMBROS DE IGREJAS, mas para os que “ESTÃO  EM CRISTO” .
                      A santidade que decorre da obediência é SANTIDADE.   A   OBEDIÊNCIA  é santidade.  Porém é uma santidade que trás DOR.   Nós andamos em retidão por causa da obediência dentro dos muros  da santidade. Mas  a santidade que o Pai   ESPERA  da sua Noiva e dos seus filhos é a santidade que decorre    de conhecermos o amor de Cristo e não apenas a santidade da obediência.  
                     A obediência é santidade,porém, é o nível INICIAL  e BASICO  da santidade. OBEDECER é uma virtude.  Fazermos as coisa por obediência e permanecemos firmes porque Deus nos deu parâmetros para obedecermos. Ele estabeleceu a linha divisória e levantou a cerca, os muros para nos ajudar enquanto ainda estamos começando, enquanto ainda somos bebês.   Mas, a medida que vamos nos to ando semelhantes a Jesus. Quando lemos  o texto de Efésios 4 vemos que o propósito de Deus é que nós cheguemos A ESTATURA DE CRISTO. Então, a medida que nós vamos obedecendo, nós iremos crescendo na medida da estatura de Cristo. O apóstolo diz que devemos chegar a medida da estatura de Cristo.   Vemos na carta aos Hebreus acerca do que aconteceu com Jesus, porque Jesus fez o que fez  por nós.
                       “EMBORA SENDO FILHO APRENDEU A OBEDIÊNCIA POR MEIO DAQUILO QUE SOFREU; E, UMA VEZ APERFEIÇOADO, TORNOU-SE A FONTE DA SALVAÇÃO ETERNA PARA TODOS OS QUE LHE OBEDECEM”                       Hebreus 5.8,9 “
               Jesus aprendeu a obediência.  Quando nós aprendemos a obediência estaremos andando em santidade. Mas enquanto ainda precisarmos dos muros para obedecer, ainda não estamos fluindo no nível da santidade de Deus em nós.    Obediência( o mandamento – obediência é o mandamento) é para nós ENFRENTARMOS  os impulsos da ca e  e esmagá-la.  Dissemos algumas vezes neste período  que temos que crucificar a ca e.

O desafio da crucificação da carne e
                Certo dia alguém me telefonou numa crise  de pecado, espiritual e emocional muito grande. Esta pessoa me perguntou: “ Como é que agente faz para crucificar a carne e  ? “  Eu disse que a primeira coisa que tem que fazer é entregar a vida a Jesus. Mas, entregar a vida a Jesus simplesmente  dizendo : “ Jesus, eu te entrego a minha vida “. Isso não significa nada. É necessário CONFESSAR a Jesus como Senhor . Entregar a vida a Jesus é to ar-se escravo. É to ar-se servo dEle. Um Servo Obedece !  Entregar a vida a Jesus como Senhor requer a obra do Espírito Santo  que CONVENCE DO PECADO.
                 O grande drama é que muita gente to ou-se evangélica  e está na Igreja sem ter entregue a sua vida a Jesus como Senhor e  sem possuir a obra do Espírito Santo de convicção de pecados. Alguns entregaram por situações de REMORÇO e não por convicção de pecado. Então, essa entrega, não possui substância .
                  As pessoas se to am membros de Igreja com muita euforia   e os crentes desejam que elas se convertam e entrem para a Igreja. Então, elas entram  ATRAVÉS DAS DIFICULDADES .  A Igreja,dos nossos dias, to ou-se um meio para remover a CRISE. 
                  Ana Mendes, no livro  “Guerra em Alto Nível”, no capítulo dois, compartilhando o testemunho da conversão dela, diz DA CONSCIÊNCIA DESSAS PESSOAS  em função de uma visão de vida voltada para elas mesmas.  Simplesmente isto !  E não tem sido UM MARCO, um REFERENCIAL  de Cristo,e pessoas que entregaram  a sua vida a Jesus, das  quais Jesus  é o Senhor  e há convicção de pecados operada pelo Espírito Santo.
Fonte: Pastor Silas Quirino